Pandemia/Alterações nos serviços: funcionamento de Cafetarias e horários de algumas Bilheteiras (consultar Planear a visita) | Parque da Pena: entrada dos Lagos temporariamente encerrada

Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena

Recantos

Parque e Palácio Nacional da Pena

Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Aposentos Rei D Carlos

Ao contrário do seu avô D. Fernando, D. Carlos habitou o piso inferior do claustro manuelino, deixando os aposentos no piso superior para utilização da sua mulher, a rainha D. Amélia.

 

O Gabinete do Rei D. Carlos servia como local de trabalho e de estar, e antecedia o quarto de dormir do rei. Nas paredes observam-se pinturas sobre tecido da autoria de D. Carlos, que representam ninfas e faunos no Parque da Pena. As pinturas podem ter ficado inacabadas devido ao regicídio de 1908, quando o rei e o seu filho mais velho foram assassinados na Praça do Comércio em Lisboa.

 

O compartimento seguinte foi adaptado por D. Carlos a Casa de Banho do rei, refletindo os avanços científicos no século XIX. Nesta altura descobriu-se a importância da higiene pessoal para a saúde. Este espaço também servia como quarto de vestir.