Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena

Recantos

Parque e Palácio Nacional da Pena

Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Quinta Pena

Situada na zona ocidental do Parque da Pena, foi criada a partir de 1843 obedecendo ao conceito de Ferme Ornée (Quinta Ornamental), em que as funções produtivas e cénicas proporcionavam agradáveis “passeios campestres” no enquadramento romântico do arboreto da Pena.

Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Abegoaria E Quinta Da Pena

O ponto central e dominante da Quinta da Pena é a Abegoaria, edifício que tinha funções de apoio às atividades agrícolas, com estábulos e um armazém para alimento dos animais e instrumentos de lavoura. Aqui, os visitantes podem visitar as cavalariças, e espaços de tratamento de cavalos, e partir para passeios a cavalo pelo Parque. Em torno da Abegoaria situam-se os cercados com animais de quinta e um prado com espaços de repouso e de piquenique, fruto da recente recuperação.

 

Deste complexo, fazem também parte as estufas, um conjunto de construções com a função de produção de espécies vegetais para plantar no Parque. As estufas foram, ao longo dos tempos, a base do arboreto do Parque da Pena e elemento fundamental para a manutenção do parque e da sua coleção botânica.