Pandemia/Alterações nos serviços: funcionamento de algumas Cafetarias e Bilheteiras (consultar Planear a visita) | Parque da Pena: entrada dos Lagos temporariamente encerrada (apenas disponível para saídas do parque)

Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena

Recantos

Parque e Palácio Nacional da Pena

Parques De Sintra Parque E Palacio Da Pena Cruz Alta

É o ponto mais alto da Serra de Sintra, a 528 metros de altitude, de onde é possível avistar as mais belas vistas sobre Lisboa e Cascais, a sul, o Oceano Atlântico, a oeste, e a região saloia, a norte.

 

Neste local foi colocada, por ordem de D. João III, uma cruz (ca. 1522) que foi mais tarde destruída por um temporal. Em substituição da cruz original, D. Fernando II manda instalar, nesse mesmo local, uma nova cruz que foi, por sua vez, destruída por um relâmpago em 1997.

 

Em 2008 foi construída uma nova réplica da cruz num único bloco de calcário. Esta nova cruz, com 3,5 metros de altura, 1,5 metros de largura e um peso aproximado de 1.700 quilos, imita troncos entrelaçados e é vazada em vários pontos, o que tornou a execução da réplica, e o seu transporte para o local, particularmente difíceis.