Perguntas Frequentes
BILHETES
Onde posso adquirir bilhetes para os parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra?
Os bilhetes podem ser comprados online, no site da Parques de Sintra, ou nas bilheteiras físicas localizadas à entrada dos monumentos (bilheteiras com atendimento personalizado e/ou bilheteiras de venda automática).
Que vantagens tenho em comprar o meu bilhete antecipadamente online?
Pode beneficiar de 15% de desconto se adquirir bilhetes online com pelo menos três dias de antecedência relativamente à data da sua visita. Este desconto é acumulável com outros descontos. Consulte aqui todos os descontos aplicáveis.
Tenho desconto por comprar bilhetes para mais do que um monumento em simultâneo?
Na aquisição de bilhetes para visitar mais do que um local no mesmo ato de compra beneficia dos seguintes descontos: 5% para 2 locais; 6% para 3 locais; 7% para 4 locais; 8% para 5 locais; 10% para 6 locais. Estes descontos são acumuláveis com outros descontos. Consulte aqui todos os descontos aplicáveis.
Como posso tirar o melhor partido dos descontos?
Pode tirar o melhor partido dos descontos oferecidos pela Parques de Sintra se comprar bilhetes online com três ou mais dias de antecedência relativamente à data da sua visita (15% de desconto) e, no mesmo ato de compra, adquirir bilhetes para visitar mais do que um local (descontos: 2 locais - 5% de desconto; 3 locais - 6%; 4 locais - 7%; 5 locais - 8%; 6 locais - 10%). Pode assim beneficiar de até 25% em descontos. Consulte aqui todos os descontos aplicáveis aos às entradas nos parques e monumentos de Sintra.
Sou residente em Portugal, como posso beneficiar de entrada gratuita aos domingos e feriados?
O acesso aos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra é gratuito aos domingos e feriados para todos os residentes em Portugal. Para beneficiar desta gratuitidade é necessário dirigir-se à bilheteira do monumento no dia da sua visita e apresentar o Cartão de Cidadão.
Caso não seja portador de Cartão de Cidadão da República Portuguesa, deverá apresentar um documento de identificação e um certificado de residência. Para o efeito, são válidos os seguintes documentos:
- o certificado de registo para Cidadão da UE/EEE/Suíça (emitido pela câmara municipal da área de residência);
- o certificado de residência permanente para cidadão da UE/EEE/Suíça (emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras);
- o título de residência para cidadãos de países terceiros (emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras);
- o Cartão de Identidade Diplomático (CID).
A emissão destes bilhetes só pode ser feita nas bilheteiras com atendimento personalizado. Tenha em atenção que, nalguns monumentos, as bilheteiras encerram em alguns momentos do dia. Consulte os respetivos horários na página de Horários e Preços neste site.
Para a emissão deste bilhete, o tratamento dos seus dados pessoais é feito de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados e legislação conexa. Saiba mais aqui.
Qual é o período de validade dos bilhetes?
Na compra do seu bilhete, é necessário escolher uma data específica para a sua visita. No caso do Palácio Nacional da Pena, para além da data, deve ainda selecionar a hora da sua visita, entre as várias slots horárias disponíveis. O seu bilhete deve ser utilizado na data e hora (quando aplicável) para as quais é adquirido e a entrada é valida uma única vez por bilhete.
Posso alterar a data e/ou hora do meu bilhete?
Caso tenha adquirido o seu ingresso online para visita aos parques e monumentos com três ou mais dias de antecedência, poderá alterar a data e hora (quando aplicável) do seu bilhete até às 18h00 do dia anterior, nas mesmas condições da compra. Para o efeito, basta aceder à área de compra de bilhetes do site da Parques de Sintra e fornecer o número da fatura e o email com o qual efetuou a compra. O reagendamento do bilhete para outras datas é possível apenas dentro do prazo máximo de 365 dias após a primeira data de utilização associada ao seu bilhete.
Caso tenha adquirido o seu bilhete nas bilheteiras físicas (bilheteiras com atendimento personalizado e/ou bilheteiras de venda automática) não é possível alterar a data e/ou hora do seu bilhete.
Como recebo o meu bilhete?
Os bilhetes são disponibilizados no ato da compra. Nas bilheteiras físicas (com atendimento personalizado ou de venda automática), o bilhete é emitido em papel. Na compra de bilhetes online através do site da Parques de Sintra, o bilhete eletrónico é enviado para o endereço de email que indicou no ato da compra, imediatamente após a confirmação de pagamento.
Fiz a compra de bilhetes através do site da Parques de Sintra mas não recebi nenhum comprovativo no e-mail. O que fazer?
Por favor, contacte-nos através do nosso número de telefone geral (+ 351 219 237 300), por e-mail ([email protected]) ou através do formulário de contacto. Deverá indicar-nos o e-mail que indicou na sua compra online.
Como devo utilizar o meu bilhete?
Deve apresentar o seu bilhete na porta de acesso do parque ou monumento para validação da sua entrada. O bilhete pode ser mostrado impresso ou em formato digital, caso tenha um bilhete eletrónico.
Não estou a conseguir adquirir bilhetes através da bilheteira online da Parques de Sintra. O que devo fazer?
Experimente utilizar um programa de navegação na internet (browser) diferente. Se continuar sem conseguir efetuar a sua compra, por favor contacte-nos através do nosso número de telefone geral (+ 351 219 237 300) ou por e-mail ([email protected]) ou através do formulário de contacto.
Como efetuar um pedido de reembolso de bilhete?
Em caso de cancelamento de eventos ou encerramento extraordinário de monumentos, poderá pedir o reembolso do seu bilhete. Para o efeito, deverá remeter o seu pedido, juntamente com o seu bilhete e a respetiva fatura, para o e-mail [email protected]. Daremos resposta com a maior brevidade possível. Para mais informações, consulte as Condições Gerais de Venda em vigor.
Existe algum passe geral para todos os parques e monumentos?
Os cartões Amigo da Parques de Sintra permitem visitar o património de Sintra as vezes que quiser ao longo de um ano. Este passe é uma excelente opção para residentes locais ou visitantes frequentes e deve ser adquirido nas bilheteiras com atendimento personalizado dos parques e monumentos de Sintra. Consulte os preços e condições aqui.
PLANEAMENTO DA VISITA
Como se acede aos parques e monumentos?
No planeamento da sua visita tenha em consideração diversos condicionamentos de trânsito em vigor na serra de Sintra e no centro histórico. Alertamos para o facto de o acesso ao Castelo dos Mouros e ao Palácio da Pena estar impossibilitado a viaturas particulares e a circulação no centro histórico ser limitada a moradores. Recomendamos que prepare antecipadamente a sua visita a Sintra, informando-se sobre os acessos em transporte público e a circulação viária. Consulte a página Como chegar deste site para obter informação detalhada.
Em que dias encerram os parques e monumentos?
Os parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra estão abertos todos os dias do ano, com exceção para os períodos de Natal (24 e 25 de dezembro) e Ano Novo (31 de dezembro e 1 de janeiro). Alguns monumentos poderão encerrar pontualmente devido à realização de eventos de Estado, por interdição de acesso ao perímetro florestal da Serra de Sintra devido a risco de incêndio ou condições climatéricas extremas, ou outras razões extraordinárias. Recomendamos a consulta da página Horários e Preços deste site para obter informação atualizada.
Quais são os horários de funcionamento dos parques e monumentos?
Pode consultar os horários de funcionamento de todos os parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra na página Horários e Preços deste site.
É permitida a entrada de animais de estimação nos parques e monumentos?
No Castelo dos Mouros e no Parque de Monserrate, os cães são bem-vindos. Nos restantes parques e monumentos, de momento, não é possível entrar com animais de estimação.
Pessoas com deficiência conseguem visitar os parques e monumentos? Quais são as condições de acesso, os equipamentos de acessibilidade disponíveis e os descontos aplicáveis?
Considerando que o acesso às artes e à cultura é um direito de todos os cidadãos, independentemente das suas características e capacidades, a Parques de Sintra investe continuamente em tornar o património que gere inclusivo nas seguintes dimensões: acessibilidade física, melhorando as condições de mobilidade proporcionando uma visita autónoma e segura por parte de todos, com adaptações físicas dos espaços exteriores e interiores e disponibilização de diversos equipamentos; acessibilidade à informação, melhorando a comunicação, independentemente das características dos visitantes; acessibilidade aos serviços, prestando mais e melhores serviços a públicos diversificados, incluindo pessoas com deficiência, garantindo uma transmissão de conhecimentos ao nível cultural mais eficaz. Pode conhecer as condições acessibilidade em todos os parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra aqui.
O compromisso da empresa também se reflete na política de preços, existindo uma redução do preço dos bilhetes para pessoas com deficiência em 70% no Convento dos Capuchos e Palácio Nacional de Sintra e 50% nos restantes Parques e Palácios. A pessoa que requer o serviço deve apresentar, sempre que solicitado, comprovativo adequado. Ao acompanhante de uma pessoa com algum tipo de deficiência não será cobrada a entrada.
Como posso agendar uma visita guiada exclusiva para o meu grupo?
Para o agendamento de visitas guiadas exclusivas aos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra, por favor envie o seu pedido para o e-mail [email protected]. Para que possamos verificar a disponibilidade para a realização da visita pretendida, deverá indicar, no seu e-mail, os seguintes elementos: o monumento pretendido, a data e hora da visita, o número total de participantes, o idioma e um contacto telefónico. A realização de visitas guiadas exclusivas requer reserva prévia e pagamento antecipado.
Quais as atividades disponíveis?
A Parques de Sintra tem uma programação muito diversificada para que possa tirar o melhor partido da visita aos parques e monumentos e encontrar novas oportunidades de viver experiências diferentes. Aceda à página de Programação deste site e utilize os vários filtros disponíveis para encontrar a atividade ideal para si. Se preferir um atendimento mais personalizado, por favor contacte-nos através do nosso número de telefone geral (+ 351 219 237 300) ou por e-mail ([email protected]).
É possível realizar festas de aniversário nos parques e monumentos de Sintra?
Nos parques e monumentos de Sintra existem muitas opções de festa de aniversário que prometem memórias inesquecíveis. Na secção Festas de Aniversário pode encontrar a atividade ideal para uma celebração perfeita. É possível fazer o agendamento prévio através do nosso número de telefone geral (+ 351 219 237 300), por e-mail ([email protected]) ou através do formulário de contacto.
Como posso estar a par da programação regular de atividades e visitas?
Neste site encontra sempre informação atualizada sobre a programação disponível nos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra. Aceda à página de Programação e utilize os vários filtros disponíveis para encontrar a atividade ideal para si. Também pode seguir-nos nas redes sociais para estar a par das novidades e das nossas sugestões sazonais.
É possível reservar espaços para eventos privados nos parques e monumentos?
A Parques de Sintra disponibiliza espaços para eventos privados, como casamentos, e conferências. Para mais informações sobre disponibilidade, preços e condições, aceda à página Cedência de espaços para eventos ou entre em contacto connosco através do nosso número de telefone geral (+ 351 219 237 300), por e-mail ([email protected]) ou através do formulário de contacto.
Há restaurantes ou cafés dentro dos parques e monumentos de Sintra?
Nas Cafetarias Parques de Sintra poderá encontrar uma seleção de pratos quentes, saladas, sandes, pastelaria e doçaria regional, bem como bebidas quentes, refrescos, vinhos e cerveja. Consulte aqui os espaços de restauração disponíveis dentro dos parques e monumentos de Sintra.
SINTRA
O que visitar em Sintra?
Sintra é um destino repleto de maravilhas naturais e históricas, com diversos locais deslumbrantes para visitor. Consulte os principais Parques e Monumentos de Sintra, dos quais fazem parte o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional de Sintra e o Parque e Palácio de Monserrate.
O que fazer em Sintra num só dia?
Consulte a página de Roteiros da Parques de Sintra, com várias sugestões para passar um dia em Sintra. Planos feitos à sua medida que permitem explorar alguns dos locais mais emblemáticos e desfrutar da rica história e beleza natural de Sintra, mesmo com tempo limitado.
Posso conhecer Sintra a pé?
É possível descobrir alguns dos mais emblemáticos monumentos de Sintra através de percursos pedestres. Deixe-se absorver pela História e Natureza envolvente através do roteiro Sintra a Pé e explore os percursos pedestres disponíveis.
Onde estacionar para visitar Sintra?
No planeamento da sua visita tenha em consideração diversos condicionamentos de trânsito em vigor na serra de Sintra e no centro histórico. Alertamos para o facto de o acesso ao Castelo dos Mouros e ao Palácio da Pena estar impossibilitado a viaturas particulares e a circulação no centro histórico ser limitada a moradores. Pode ver aqui os parques de estacionamento disponíveis na Vila de Sintra. A Parques de Sintra recomenda o uso de transportes públicos, nomeadamente o comboio, sempre que possível. Consulte a nossa página de Como Chegar para informações detalhadas sobre alternativas.
Que atividades posso fazer em Sintra com a minha família?
Pode consultar o programa de atividades pensadas especialmente para famílias com crianças e jovens, na página Atividades em Família. Estas experiências aliam conhecimento e diversão à descoberta do património e são o programa ideal para um passeio diferente com os mais novos.
ESCOLAS
Sou professor e gostaria de agendar uma visita guiada para a minha turma. Como posso fazê-lo?
Para o agendamento de visitas guiadas aos parques e monumentos, por favor envie o seu pedido para o email [email protected]. Para que possamos verificar a disponibilidade para a realização da visita pretendida, deverá indicar, no seu email, os seguintes elementos: o monumento pretendido, a data e hora da visita, o número de alunos e professores, o ano de escolaridade, o idioma e um contacto telefónico. A realização de visitas guiadas requer reserva prévia e pagamento antecipado.
Sou professor e gostaria de realizar uma visita sem acompanhamento com a minha turma. Como posso fazê-lo?
Palácio Nacional da Pena: Dada a elevada afluência de visitantes neste monumento e a necessidade de reserva de data e hora para visita ao interior, recomendamos a compra antecipada de bilhetes para a sua visita escolar sem acompanhamento, pois poderá não haver disponibilidade de visita no próprio dia. Para o efeito, deverá efetuar a sua marcação e compra de entradas para o e-mail [email protected], juntando uma credencial da escola indicando o dia e hora da visita, o número total de alunos e professores e um contacto telefónico.
Outros locais: Para visitas escolares sem acompanhamento a outros parques de monumentos sob a gestão da Parques de Sintra, basta apresentar a credencial da escola (indicando o monumento, o dia e hora da visita, o número total de alunos e professores) no dia da sua visita.
Consulte as condições e preços na página Visitas Livres.
IMPORTANTE: Tenha em consideração que poderão existir condicionamentos no acesso aos parques e monumentos em autocarro. Para mais informações sobre este assunto, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou por telefone (+351 219 237 300).
Quais são as atividades escolares disponíveis nos parques e monumentos de Sintra?
A pensar nas necessidades específicas do público escolar, a Parques de Sintra disponibiliza visitas e atividades diversificadas, adequadas a alunos de todos os níveis de ensino. Consulte a página Programa escolar e de tempos livres para descobrir as atividades para escolas disponíveis nos vários parques e monumentos de Sintra.
PROFISSIONAIS
Posso agendar uma visita em exclusivo aos monumentos de Sintra para a minha empresa?
As visitas em exclusivo permitem viver estas experiências únicas, como visitar o Palácio Nacional da Pena completamente vazio. Consulte a página Visitas em exclusivo para saber as condições e preencher o formulário de agendamento da visita.
É possível reservar um espaço para realizar um evento de empresa nos monumentos de Sintra?
A Parques de Sintra oferece 4 grandes tipologias de espaços para a realização do seu evento: salas de aparato, salas de apoio, auditórios e espaços exteriores. Consulte as características e normas de funcionamento dos espaços disponíveis e reserve o seu em Cedência de Espaços para Eventos ou através dos contactos [email protected] ou +351 21 923 73 00.
Quais as condições para captar imagens nos parques e monumentos de Sintra?
Nos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra existem dois regimes de captação de imagens, em função do fim a que se destinam as imagens. Consulte as condições na página de captação e pedido de imagens.
Existe algum desconto para Jornalistas?
O acesso de jornalistas aos polos sob gestão da Parques de Sintra é gratuito mediante apresentação do número de carteira profissional. O acesso deve ser requerido com antecedência através do e-mail [email protected], indicando a data da visita, bem como, em caso de reportagem, o teor da mesma. Deve ainda ser anexada uma cópia da carteira profissional de jornalista. Saiba mais aqui.
Qual é o processo de compra de bilhetes para Profissionais de Turismo?
Para que possa planificar a sua visita com antecedência e com toda a comodidade, a Parques de Sintra disponibiliza uma Plataforma de Compra de Bilhetes exclusiva para Profissionais de Turismo. Consulte a página Profissionais de Turismo para aceder à plataforma e a mais informações, incluindo o cartão anual e formação para guias e profissionais de turismo.