Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso

Acessibilidade

Luis Duarte PSML 7372 (1) (1)

Todos têm o direito de participar livremente na vida cultural da comunidade, de apreciar as artes e de beneficiar dos avanços científicos e das suas vantagens.

Declaração Universal dos Direitos do Homem, 1948 | Artigo XXVII

 

Nos últimos anos, a Comissão Europeia tem alertado para a inclusão das pessoas com deficiência como sendo uma prioridade, desenvolvendo diversos planos de ação.

Considerando que o acesso às artes e à cultura é um direito de todos os cidadãos, independentemente das suas características e capacidades, a Parques de Sintra – Monte da Lua encarou como fundamental tornar o Património Cultural e Natural das propriedades que gere inclusivo.

A Parques de Sintra tem em curso o projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”, que pretende melhorar as condições de acessibilidade às propriedades sob sua gestão e constituí-las como exemplo de boas práticas do turismo acessível e da igualdade na oportunidade de acesso ao Património natural e construído.

Este projeto, com um investimento global de cerca de 2 milhões de euros, e cofinanciado pelo Turismo de Portugal em 25%, teve como ponto de partida uma base de investigação sobre as práticas globais, contando também com a consultoria de várias associações nacionais do setor, nomeadamente a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), a APS (Associação Portuguesa de Surdos) e a Associação Salvador, com as quais foram estabelecidos protocolos. Implicou a integração na empresa de uma bolseira de doutoramento que efetua a investigação das boas práticas, análise de casos de estudo e dos produtos disponíveis no mercado global. Desta forma, foi definida a melhor estratégia e selecionadas as melhores opções de acordo com os impactos pretendidos.

Este projeto incide sobre três dimensões da acessibilidade:

– Física, melhorando as condições de mobilidade proporcionando uma visita autónoma e segura por parte de todos, com adaptações físicas dos espaços exteriores e interiores e aquisição de novos equipamentos;

– À informação, melhorando a comunicação, independentemente das características dos visitantes;

– Aos serviços, prestando mais e melhores serviços a públicos diversificados, incluindo pessoas com deficiência, garantindo uma transmissão de conhecimentos ao nível cultural mais eficaz.

Além das parcerias estabelecidas com Associações nacionais já mencionadas, a Parques de Sintra tornou-se também membro da European Network for Accessible Tourism (ENAT). A principal missão desta instituição é tornar destinos turísticos europeus e respetivos serviços acessíveis a todos os visitantes, disponibilizando ajudas técnicas e partilha de conhecimentos, assumindo um compromisso na igualdade de oportunidade no acesso ao turismo e à cultura. A Parques de Sintra tornou-se também sócia da associação Acesso Cultura no final de 2014.

 

PREPARE A SUA VISITA

O compromisso da empresa para com a Responsabilidade Social também se reflete na política de preços, existindo uma redução do preço dos bilhetes para pessoas com deficiência em 70% no Convento dos Capuchos e Palácio Nacional de Sintra e 50% nos restantes Parques e Palácios. A pessoa que requer o serviço deve apresentar, sempre que solicitado, comprovativo adequado. Ao acompanhante de uma pessoa com algum tipo de deficiência não será cobrada a entrada.

Consulte o tarifário em vigor.

Download da brochura do projeto Parques de Sintra Acolhem Melhor

 

A informação disponibilizada neste site permite a decisão a priori sobre os locais a aceder, apelando ao direito de igualdade de oportunidades. Poderá consultar informação sobre acesso físico em cada local, visitas guiadas existentes atualmente e serviços disponíveis mediante marcação que permitam uma melhor fruição no espaço por pessoas com mobilidade condicionada.

É aconselhável a consulta prévia e reserva de serviços de modo a ser recebido da forma mais completa possível.

Nota: É permitida a entrada de cães de assistência quando devidamente identificados. Estão disponíveis bebedouros para os cães de assistência.

Atividades mais inclusivas

A Parques de Sintra – Monte da Lua disponibiliza experiências culturais para todas as pessoas, independentemente das suas capacidades, através da organização de programas contínuos com periodicidade mensal que permitem a descoberta dos diversos polos sob sua gestão.

No âmbito do projeto “Parques de Sintra – Acolhem Melhor”, algumas tipologias de visitas foram adaptadas para responder à diversidade de visitantes, incluindo pessoas com necessidades especiais. Estas tipologias de visita, adaptadas às características de vários públicos-alvo ainda que abertas a todos os interessados, têm por objetivo despertar atitudes relacionais com a cultura. A Parques de Sintra disponibiliza uma agenda cultural mensal com atividades no Parque de Monserrate que permitem a compreensão dos valores culturais e botânicos através das sensações, ou com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Gestos Internacionais. Adicionalmente, sempre que solicitado, poderão realizar-se visitas adaptadas em outros polos culturais.

A Parques de Sintra – Monte da Lua está empenhada em tornar o seu património, programas educacionais e serviços acessíveis a todos os públicos.

 

Descubra as nossas propostas de atividades mais inclusivas:

Acessibilidades

Selecione o local que deseja visitar