Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso

Na Real Quinta de Queluz com Pedro de Azevedo: Raridades, Curiosidades e Dificuldades na Biblioteca de Arte Equestre Marquês de Marialva

2022 04 22 Biblioteca De Arte Equestre Palacio Nacional Queluz (C)PSML Wilsonpereira Resized
Novidade

Local

Palácio Nacional de Queluz

Data

22 abril 2022

Horário

19h00>21h00

Bilhete

1€ (compra exclusivamente online)

Inscrições

Limitadas a 40 participantes

Instalada no Palácio Nacional de Queluz, a Biblioteca Equestre D. Diogo de Bragança, VIII Marquês de Marialva, é a única biblioteca nacional aberta ao público dedicada exclusivamente à Arte Equestre.

 

Este espólio bibliográfico foi adquirido em 2014 pela Parques de Sintra, para o associar à Escola Portuguesa de Arte Equestre, dotando o Palácio Nacional de Queluz de uma biblioteca única no género em Portugal, em que é possível consultar gravuras, pinturas, objetos e cerca de 2000 publicações dedicadas a este tema.

 

Mas quem foi o seu anterior proprietário? Que processo garantiu que este espólio único não era dispersado e viria a contribuir para o estudo da Arte Equestre em Portugal?

 

Neste Encontro, que assinala o 7º aniversário da abertura ao público desta biblioteca e também o Dia Mundial do Livro, que se comemora a 23 de abril, Pedro de Azevedo desvenda a personalidade multifacetada do distinto cavaleiro e especialista em Arte Equestre que construiu esta coleção e partilhará os desafios que se colocaram no decurso da operação de inventariação, descrição, avaliação e venda em bloco deste acervo. Apresentará igualmente alguns dos objetos mais interessantes desta biblioteca, representativos da sua riqueza documental e iconográfica, mas também da sua abrangência, no que respeita às diferentes escolas representadas.

Sobre o programa

O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História

 

Cada 'Encontro' termina com um Colares de Honra após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.

 

  • Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos

Sobre o orador

Livreiro-antiquário desde 1976 e perito em livros e manuscritos da Cabral Moncada Leilões, Pedro de Azevedo organizou mais de 62 de leilões de livros, manuscritos, gravuras e outros documentos.

 

É também avaliador de bibliotecas e arquivos, públicos e particulares, destacando-se a sua colaboração com instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação da Casa de Bragança, a Biblioteca Nacional de Portugal, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Universidade de Lisboa.

 

Autor de numerosas comunicações em colóquios e de um grande número de artigos em livros, jornais e revistas e regularmente convidado pela imprensa para intervenções sobre os temas da sua especialidade, é representante em Portugal da ARA Internacional - Les Amis de la Reliure d'Art e, desde 2008, ‘membre d'Honneur’ da Association Internationale de Bibliophilie, com sede na Bibliothèque nationale de Paris. Em novembro de 2021, publicou o primeiro volume das suas memórias profissionais, intitulado "Vida com Livros | Livros com Vida" (Lisboa, edição. do autor, 2021).

Preço

Inscrição
1 €/participante

Informações adicionais

  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se à entrada do Palácio 10 minutos antes da hora agendada. Não existe tolerância de atraso.
  • O bilhete permite apenas o acesso ao evento. A visita geral ao Palácio não está incluída.
  • Idioma da palestra: português.
  • Não se aceitam trocas nem reembolso de bilhetes, salvo em caso de alteração de data ou cancelamento do evento.

Saiba mais sobre o ciclo de palestras 'Encontros nos Palácios Nacionais'

Saiba mais sobre o Palácio Nacional de Queluz