Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso

No Paço Real de Sintra com Pedro Urbano: Quotidiano e vivências cortesãs durante a monarquia constitucional

2022 03 11 Casa De Banho Dmariapia Palacio Nacional Sintra (C)PSML BY Resized
Novidade

Local

Palácio Nacional de Sintra

Data

11 março 2022

Horário

19h00>21h00

Bilhete

1€ (compra exclusivamente online)

Inscrições

Limitadas a 20 participantes

Ao longo da História, o Palácio da Vila de Sintra assumiu-se com um dos locais de residência da família real portuguesa. Mesmo depois da fixação da corte em Lisboa durante a Idade moderna, o palácio continuou a servir como palácio de recreio, onde os monarcas passavam largas temporadas.

 

O advento do liberalismo e a instituição da Monarquia Constitucional não trouxe alterações a esse respeito. No entanto, as práticas de utilização do espaço e as vivências cortesãs em torno das figuras régias sofreram algumas alterações, decorrentes da nova situação política e do novo enquadramento social e cultural.

 

De D. Maria II à rainha-viúva D. Maria Pia, iremos conhecer de perto alguns dos frequentadores deste espaço, as práticas organizativas e de gestão do palácio, bem como as formas de sociabilidade quotidianas que aqui se desenvolveram, das mais íntimas às mais solenes.

Sobre o programa

O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História

 

Cada 'Encontro' termina com um Colares de Honra após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.

 

  • Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos

Sobre o orador

Pedro Urbano é doutorado em História pela NOVA- FCSH, com a tese “Nos bastidores da corte”: o rei e a casa real 1889-1908, financiada pela FCT e vencedora da 23ª edição do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea da Universidade do Minho.

 

Investigador contratado do Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa / IN2PAST – Laboratório Associado para a investigação e Inovação em património, Artes, Sustentabilidade e Território, no âmbito do projeto CEEC 2017 “Women (e)go: nineteenth century Portuguese female self-writing”. É também investigador colaborador do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e docente no ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.

Preço

Inscrição
1 €/participante

Informações adicionais

  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se à entrada do Palácio 10 minutos antes da hora agendada. Não existe tolerância de atraso.
  • O bilhete permite apenas o acesso ao evento. A visita geral ao Palácio não está incluída.
  • Idioma da palestra: português.
  • Não se aceitam trocas nem reembolso de bilhetes, salvo em caso de alteração de data ou cancelamento do evento.

Saiba mais sobre o ciclo de palestras 'Encontros nos Palácios Nacionais'

Saiba mais sobre o Palácio Nacional de Sintra