Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso.

Na Real Quinta de Queluz com Alexandra Curvelo: Da China para Portugal, do convento para o palácio: os dois biombos chineses de Queluz

2022 05 20 Biombo Palacio Nacional Queluz (C)PSML Jose Marques Silva Resized
Novidade

Local

Palácio Nacional de Queluz

Data

20 maio 2022

Horário

19h00>21h00

Bilhete

1€ (compra exclusivamente online)

Inscrições

Limitadas a 20 participantes

São paisagens chinesas douradas sobre fundo vermelho. Vêem-se figuras chinesas e europeias (portugueses?), representadas em jeito de banda desenhada. Estão a pé e a cavalo, com lanças e armas de fogo, em caçadas ao leopardo e ao gamo. Arbustos com flores e diversos animais, fénix, gamos, tigres, pássaros, completam o conjunto.


Qual o significado destas figuras que decoram o par de biombos chineses, originários de Macau e que se expõem no Palácio Nacional de Queluz? Os biombos, peças de mobiliário apreciadas pelas suas qualidades decorativas e funcionais, mantiveram a popularidade bem até ao século XIX. Estes dois de Queluz são um exemplo raro de um par de biombos com dobradiças, de Charão, isto é, de laca oriental, produzida com a secreção de várias árvores e cuja aplicação no mobiliário exige uma técnica sofisticada.


A investigadora Alexandra Curvelo, uma das maiores peritas europeias em arte oriental, irá conduzir-nos nesta viagem em torno do par de biombos chineses, explicando-nos o contexto da sua produção e decifrando as histórias subjacentes que neles se podem ler. Será um encontro na Real Quinta de Queluz, no cruzamento entre o Oriente e o Ocidente.

Sobre o programa

O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História

 

Cada 'Encontro' termina com um Colares de Honra após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.

 

  • Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos

Sobre a oradora

Alexandra Curvelo é Professora Associada do Departamento de História da Arte da NOVA-FCSH, Coordenadora do Mestrado em Museologia e Membro da Direção do Instituto de História da Arte (NOVA FCSH), tendo-se doutorado em História da Arte com uma tese sobre "A Arte Namban e a sua circulação entre a Ásia e a América: Japão, China e Nova-Espanha (c.1550-c.1700)".

 

Trabalhou na área dos Museus e da Conservação entre 1996 e 2014, integrando as equipas do Museu Nacional de Arte Antiga, Instituto Português de Conservação e Restauro, Instituto dos Museus e da Conservação e Museu Nacional do Azulejo. Comissariou várias exposições, de que se destacam Uma História de Assombro. Portugal-Japão, séculos XVI-XX (Galeria do Rei D. Luís, Lisboa 2018-2019); Portugal, Jesuits and Japan: Spiritual Beliefs and Earthly Goods (McMullen Museum of Art, Boston, 2013), e Encomendas Namban. Os Portugueses no Japão da Idade Moderna (Lisboa, Museu do Oriente, 2010-2011).


A sua investigação centra-se na presença portuguesa na Ásia nos séculos XVI e XVII e nos fenómenos culturais e artísticos daí resultantes, com especial incidência no Japão, tendo diversos trabalhos publicados. Foi Investigadora Principal do Projeto financiado pela FCT "Interacções entre Rivais: a Missão Cristã e as Seitas budistas no Japão durante a presença Portuguesa (c.1549-c.1647)".

Preço

Inscrição
1 €/participante

Informações adicionais

  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se à entrada do Palácio 10 minutos antes da hora agendada. Não existe tolerância de atraso.
  • O bilhete permite apenas o acesso ao evento. A visita geral ao Palácio não está incluída.
  • Idioma da palestra: português.
  • Não se aceitam trocas nem reembolso de bilhetes, salvo em caso de alteração de data ou cancelamento do evento.

Saiba mais sobre o ciclo de palestras 'Encontros nos Palácios Nacionais'

Saiba mais sobre o Palácio Nacional de Queluz