Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso.

No Paço Real de Sintra com Isabel Stilwell: Os bastidores do romance histórico

2022 6 24 Palacio Nacional Sintra Camaras De Djoao III Pintura Mulher(C)PSML BY Resized
Novidade

Local

Palácio Nacional de Sintra

Data

24 junho2022

Horário

19h00>21h00

Bilhete

1€ (compra exclusivamente online)

Inscrições

Limitadas a 30 participantes

"Construída a grelha dos factos, lidos os documentos, as teses e as biografias, chega o momento em que é preciso insuflar de vida os personagens e deixar que se levantem e andem pelo seu próprio pé, seguindo um fio da narrativa que sabemos, antecipadamente, onde nos leva. Ou talvez não.

Neste processo, os lugares são fundamentais. E se tivesse de escolher um lugar central às “minhas” rainhas, escolheria o paço da vila de Sintra. Porque é de D. Filipa de Lencastre que me lembro quando ao longe vejo as duas chaminés, e a partida de Isabel, duquesa de Borgonha, que me vem à cabeça quando entro na sala dos Cisnes, pintados antes ou depois, pouco importa, são os passos dos filhos de D. Maria que escuto, imaginando-os entretidos a brincar às escondidas nas arcas dos corredores, enquanto a mãe escreve mais uma carta à prima Vitória."

Isabel Stilwell

 

Os romances históricos trazem de volta à vida personagens marcantes do nosso passado, outros que o tempo esqueceu, usos e costumes diferentes dos contemporâneos e uma linguagem também ela bem diferente. Mas como se constrói uma história de ficção baseada em factos e pessoas reais e distantes, transformando a objetividade histórica numa narrativa a cativante para o público dos nossos dias, sem comprometer a sua memória?

Residente em Sintra e defensora da sua memória, Isabel Stilwell desvenda o seu processo de criação, desde o momento de inspiração até à concretização da obra, percorrendo um longo caminho de profunda investigação.

Sobre o programa

O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História

 

Cada 'Encontro' termina com um Colares de Honra após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.

 

  • Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos

Sobre a oradora

Jornalista e escritora, Isabel Stilwell estreou-se, em 2007, na escrita de romances históricos com “Filipa de Lencastre” e, em 2020, contava já com nove romances sobre oito grandes rainhas e um rei, com mais de 300 mil livros vendidos, três deles traduzidos para inglês e um publicado no Brasil. Trouxe à vida personagens-chave da história de Portugal, como D. Maria II, D. Isabel de Borgonha e a Ínclita Geração, D. Teresa, mãe do primeiro rei de Portugal, e a Rainha Santa, Isabel de Aragão, obra distinguida como 2º melhor livro de ficção no Prémio “Livro do Ano Bertrand”. Todos os seus livros, incluindo o seu romance mais recente “D. Manuel I: duas irmãs para um rei”, editado em junho de 2020, ocuparam o top de vendas de ficção nacional. Dedica grande parte do seu tempo a uma profunda investigação para os seus novos romances, a par de cursos, conferências e palestras que dá, dentro e fora de Portugal.


Como jornalista, colaborou com o Diário de Notícias, fundou e dirigiu a revista Pais & Filhos, foi diretora da revista Notícias Magazine durante 13 anos e diretora do jornal Destak até 2012, tendo uma das suas reportagens sobre a adoção em Portugal (“Não amam nem deixam amar”, em conjunto com a jornalista Carla Marina Mendes), publicada na revista «Máxima», sido distinguida com o 1.º prémio de jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”. Atualmente, comenta a atualidade todas as quartas-feiras, nas páginas do “Jornal de Negócios” e colabora diariamente com a Antena 1 no programa “Números sem espinhas”, com Alexandra de Almeida Ferreira.

Preço

Inscrição
1 €/participante

Informações adicionais

  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se à entrada do Palácio 10 minutos antes da hora agendada. Não existe tolerância de atraso.
  • O bilhete permite apenas o acesso ao evento. A visita geral ao Palácio não está incluída.
  • Idioma da palestra: português.
  • Não se aceitam trocas nem reembolso de bilhetes, salvo em caso de alteração de data ou cancelamento do evento.

Saiba mais sobre o ciclo de palestras 'Encontros nos Palácios Nacionais'

Saiba mais sobre o Palácio Nacional de Sintra