Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso

Na Real Quinta de Queluz com Cláudia Thomé Witte: D. Pedro, a Independência do Brasil e o regresso a Queluz

CG PNQ2211©PSML José Marques Silva (1)
Novidade

Local

Palácio Nacional de Queluz

Data

22 setembro 2022

Horário

19h00>21h00

Bilhete

1€ (compra exclusivamente online)

Inscrições

Limitadas a 40 participantes

D. Pedro foi o primeiro imperador do Brasil, quarto rei de seu nome em Portugal, doador de duas Constituições, responsável pela implementação de monarquias constitucionais nos dois lados do Atlântico e herói da independência brasileira. Mas também militar, compositor, marceneiro, exímio cavaleiro e pai extremoso.

 

Queluz foi o palácio onde D. Pedro nasceu, cresceu e para onde voltou às vésperas de sua morte, em 1834, após 36 intensos anos de vida.

 

Neste encontro que pretende assinalar os 200 anos da independência brasileira, Cláudia Thomé Witte revela espaços, retratos e objetos que guardam segredos a respeito deste personagem extraordinário e controverso.

Sobre o programa

O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História

 

Cada 'Encontro' termina com um Colares de Honra após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.

 

  • Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos

Sobre a oradora

A investigadora independente luso-brasileira Cláudia Thomé Witte é membro do Instituto Histórico de Petrópolis e do Freundeskreis Leuchtenberg e autora do livro 'Dona Maria da Glória, uma princesa brasileira no trono de Portugal', editado em 2019 pela Fundação da Casa de Bragança.

 

Participou como consultora na área de história na exumação dos imperadores brasileiros D. Pedro, D. Leopoldina e D. Amélia, realizada em São Paulo, em 2012.

 

Investiga há mais de 20 anos a época do reinado de D. Pedro no Brasil, assim como o período em que este encabeçou as guerras liberais em Portugal.

 

Com foco nas figuras femininas que o cercaram, especialmente suas duas mulheres, as imperatrizes D. Leopoldina e D. Amélia, a investigadora tem vindo a conduzir pesquisas no Brasil, Alemanha, Suécia e Portugal, países onde tem diversos artigos publicados a esse respeito.

Preço

Inscrição
1 €/participante

Informações adicionais

  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se à entrada do Palácio 10 minutos antes da hora agendada. Não existe tolerância de atraso.
  • O bilhete permite apenas o acesso ao evento. A visita geral ao Palácio não está incluída.
  • Idioma da palestra: português.
  • Não se aceitam trocas nem reembolso de bilhetes, salvo em caso de alteração de data ou cancelamento do evento.

Saiba mais sobre o ciclo de palestras 'Encontros nos Palácios Nacionais'

Saiba mais sobre o Palácio Nacional de Queluz