Chegada

No caso de pessoas em cadeira de rodas, aconselha-se o contacto prévio com os nossos serviços, de forma a garantir o acesso em viatura até a uma entrada adequada. Caso não faça reserva prévia, será necessário que um acompanhante recorra à bilheteira para solicitar autorização para aceder ao interior do Palácio por uma entrada adequada.
A grande maioria dos colaboradores tem formação básica em Língua Gestual Portuguesa, pelo que à chegada à bilheteira poderá comunicar desta forma.

 

Palácio Nacional de Sintra

Todos os visitantes que apresentem dificuldades de mobilidade podem reservar uma cadeira de rodas manual com chassi de encartar.

A entrada principal conta com vários patamares de escadas, o que a torna inacessível para pessoas com mobilidade condicionada. Aconselha-se que o acesso de pessoas com mobilidade condicionada seja feito pela cozinha do Palácio. Se necessário, será disponibilizado um equipamento de tração para facilitar a mobilidade, devido à inclinação do percurso e ao pavimento irregular.

LD L6945

Na cozinha existe uma rampa permanente, que permite aceder e visitar a Sala Manuelina.

Luis Duarte PSML 7908 (1)

Existe uma rampa para acesso à Sala dos Archeiros com segurança.

2

A ligação entre Sala dos Archeiros e o Pátio Central é assegurada através da utilização de um equipamento que possibilita a transposição de escadas – o trepador de escadas. Este equipamento, operado pelos colaboradores da Parques de Sintra, permite a transposição, em segurança, de degraus até 20 cm. É, atualmente, a possibilidade tecnológica encontrada para alcançar o patamar do Pátio Central, num local onde não seria possível utilizar plataformas elevatórias ou rampas devido às dimensões dos equipamentos e a questões de conservação patrimonial.

LD 7150 (1) (1)

A ligação entre o Pátio Central e o Pátio do Leão é assegurada por rampas fixas, em aço inox.

LD L7416 (1) (1)

Espaço comercial e Instalações Sanitárias acessíveis no interior do monumento. Cafetaria acessível através de plataforma elevatória.

LD L7559 (1) (1)

É possível aceder ao Jardim da Preta desde o Pátio do Leão através de duas plataformas elevatórias, que permitem vencer duas escadarias. Existe também a possibilidade de percorrer o piso térreo do Jardim da Preta e ver a paisagem da Serra e da Vila de Sintra, com ressalva para o pavimento em gravilha que poderá dificultar a deslocação

LD L7905 (1) (1)

A saída do monumento é efetuada através da utilização do trepador de escadas.

LD L7667

Devido há existência de vários degraus em toda a extensão do percurso de visita, o restante interior museológico não é ainda acessível a pessoas com mobilidade condicionada. A área acessível é de cerca de 1820 m2.

No interior do Palácio está disponível um modelo tridimensional do monumento, em que os visitantes podem tocar e conhecer melhor a volumetria e materialidade do edifício.

Realizam-se visitas guiadas mediante reserva, com a indicação das necessidades específicas dos visitantes.

 

Informações e reservas