14/05/2025 - Chalet da Condessa d'Edla encerrado e quiosque de venda de bilhetes no Castelo dos Mouros fora de serviço. Saiba mais

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra

Recantos

Palácio Nacional de Sintra

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Sala Manuelina 2

Enquanto centro de poder, o palácio esteve sempre dependente dos regimes políticos em vigor. O núcleo que compreende esta sala e os Aposentos de D. Maria Pia congrega três realidades políticas distintas.

 

Em primeiro lugar, o Paço de D. Manuel I, construído no século XVI e cuja organização reflete o regime senhorial medieval.

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Sala Manuelina Aposentos D Maria Pia

Com a implementação de uma Monarquia Constitucional, em 1822, estes aposentos foram adaptados para uma família real que deixou de ser o centro de decisão política. A utilização tornou-se mais doméstica e próxima dos modelos atuais.

 

O regime ditatorial do Estado Novo (1933-1975) apagou parte da memória do século XIX para criar um espaço que servisse o seu programa ideológico.

 

A Sala Manuelina foi construída como Sala Grande no tempo de D. Manuel I. O espaço foi posteriormente dividido por tabiques e acomodou os aposentos do rei D. Luís I. Na década de 1930 a área original da sala foi reconstituída pelos técnicos de património da ditadura vigente. Chegou a projetar-se pintar no teto imagens alusivas a navegadores portugueses dos séculos XV e XVI.

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Sala Manuelina 4