Pandemia/Alterações nos serviços: funcionamento de algumas Cafetarias e Bilheteiras (consultar Planear a visita) | Parque da Pena: entrada dos Lagos temporariamente encerrada (apenas disponível para saídas do parque)

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra

Recantos

Palácio Nacional de Sintra

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Camara D Afonso VI

Este é o núcleo mais antigo do palácio, uma estrutura fortificada que foi construída para defender o território envolvente. Reformado no tempo de D. Dinis e D. Isabel de Aragão (séc. XIII), este Paço exibia, perante a população, a autoridade senhorial. Autoridade essa que cabia à Rainha, a quem o rei entregava as terras (ou vila) de Sintra para sua gestão. Como autoridade máxima, as rainhas tinham o seu aposento nesta zona do Paço, que era a mais inacessível de todas.

 

No século XVII, este espaço teve uma utilização diferente. Tornou-se prisão do rei D. Afonso VI, que foi afastado pelo irmão. O rei viveu aqui, inacessível e guardado por 300 soldados, durante nove anos. O Paço, símbolo de autoridade em períodos mais antigos, agora obsoleto, passava a ser um espaço de prisão de um rei a quem era retirada a autoridade real. Na Câmara de D. Afonso VI, é possível observar um dos mais antigos pavimentos cerâmicos do palácio (c. 1430-1440).