Pandemia/Alterações nos serviços: funcionamento de Cafetarias e horários de algumas Bilheteiras (consultar Planear a visita) | Parque da Pena: entrada dos Lagos temporariamente encerrada | Acesso a Monserrate: recomendado via Colares, devido a intervenções na estrada. 

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra

Recantos

Palácio Nacional de Sintra

Parques De Sintra Palacio Nacional De Sintra Capela

Até ao final da monarquia em 1910, a religião estava presente em todos os aspetos da sociedade portuguesa. A Coroa e a Igreja beneficiavam-se mutuamente, sendo frequente o rei utilizar as práticas religiosas para justificar a sua ação.

 

Na Capela do Paço de Sintra realizava-se o serviço religioso e prestava-se simultaneamente serviço a Deus e ao rei. Durante a missa, o rei ocultava-se por detrás de uma cortina junto à capela-mor (o espaço mais importante). Isto conferia uma aura de sacralidade ao rei, colocando-o acima dos demais presentes.

 

A Capela é uma construção original do reinado de D. Dinis e D. Isabel de Aragão (séc. XIII), mas alterada e aumentada durante o reinado de D. Afonso V. O teto mudéjar é um dos melhores exemplos preservados em Portugal. A decoração das paredes foi recuperada no século XX a partir de fragmentos entretanto encontrados.