PANDEMIA /// Alterações no funcionamento de algumas Cafetarias e Bilheteiras (consultar Planear a visita)

Bruno A Martinho: Navegando pela memória na Sala das Galés

No Paco Sintra Gale
Novidade

Local

Palácio Nacional de Sintra

Data

10 dezembro 2021

Horário

17h30>19h30

Bilhete

1€ (compra exclusivamente online)

Inscrições

Limitadas a 30 participantes

A Sala das Galés é uma das maiores salas do Palácio Nacional de Sintra, mas a sua função original era até agora desconhecida. A equipa do palácio passou os últimos dois anos a investigar este espaço, concluindo agora que estamos perante uma rara galeria real do século XVI. Uma galeria que servia para passear, mas também para conversar e debater ideias.

A nova museografia da Sala das Galés reconstrói a experiência social deste espaço, convidando os visitantes a refletir sobre memórias perdidas e reconstruídas, ao mesmo tempo que se deleitam com a desafogada vista da Serra de Sintra.

Sobre o orador

Bruno A Martinho é conservador do Palácio Nacional de Sintra e historiador de cultura material dos séculos XVI e XVII. Obteve um doutoramento em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália), um mestrado em História de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, um mestrado em Museologia pela University College London e uma licenciatura em História pela Universidade de Lisboa.

É membro do CHAM – Centro de Humanidades da FCSH-UNL.

Atualmente participa num projeto com a Universidade de Ensino à Distância de Madrid e a Universidade de Barcelona sobre circulação de objetos e experiências sensoriais na Época Moderna.

Sobre o programa

O ciclo de palestras 'No Paço de Sintra com...' traz ao Palácio Nacional de Sintra alguns dos maiores especialistas em áreas ligadas à História, Museologia, Arquitetura, entre outras. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ter contacto com quem mais sabe sobre temas diretamente associados ao Palácio, a Sintra e à sua História. O programa conta ainda com um Colares de Honra após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.

 

  • Duração: Palestra: 60-75 minutos / Colares de Honra: 45-60 minutos

Inscrição

Inscrição
1 €/participante

Informações adicionais

  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se à entrada do Palácio 10 minutos antes da hora agendada. Não existe tolerância de atraso.
  • Planeie antecipadamente o seu trajeto em Sintra, em função do seu meio de deslocação, para chegar ao local à hora desejada (consulte a secção de Como chegar).
  • O bilhete permite apenas o acesso ao evento. A visita geral ao Palácio não está incluída.
  • O percurso tem condicionantes de acessibilidade, com acessos por escada.
  • Idioma da palestra: português.

Saiba mais sobre o ciclo de palestras No Paço de Sintra com...

Saiba mais sobre o Palácio Nacional de Sintra