Visita encenada
Adeus, Minha Pátria Querida!
A última rainha de Portugal no Palácio da Pena
Visita encenada no Palácio da Pena (a partir de 2 de abril)
“Adeus, Minha Pátria Querida! A última rainha de Portugal no Palácio da Pena” é uma experiência de visita ao Palácio da Pena, em Sintra, que permite conhecer os aposentos da Rainha D. Amélia de Orleães (1865-1951) na Pena, de uma forma exclusiva e intimista.
Foi no Palácio da Pena que D. Amélia recebeu a notícia da proclamação da República, em Portugal, em 1910. O Palácio da Pena era o refúgio preferido de D. Amélia de Orleães, tanto pelo seu gosto por Sintra, como pela Arte e pela Natureza.
Nesta experiência, para além de percorrer os espaços da última Rainha de Portugal a habitar o Palácio da Pena, pretende-se aproximar e dar a conhecer ao público a vida, a obra e a sensibilidade de uma Rainha que desenvolveu uma intensa atividade filantrópica, fundando hospitais e diversas instituições ligadas à saúde e de apoio aos desfavorecidos e na área da educação. D. Amélia serviu também como enfermeira na Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra Mundial, praticou desenho e pintura e atuou como mecenas do património histórico.
Um encontro com a última rainha de Portugal onde história, arte, memórias e afeto caminham de mãos dadas.
Visita encenada
Experiência encenada com atores,
numa produção cultural dedicada