Castelo dos Mouros: trabalhos de manutenção no Centro de Apoio ao Visitante. Saiba mais | Caminho Pedonal de Santa Maria reaberto. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Ver e sentir azulejos do Palácio Nacional de Sintra

H6A8506©PSML José Marques Silva
Novidade

Locais

Palácio Nacional de Sintra

Datas

22/09/2023 - 10h30

23/09/2023 - 15h00

Duração

90 a 120 minutos

Público

Jovens e Adultos

Ponto de Encontro

Bilheteira do Palácio

O objetivo desta visita guiada é proporcionar um contacto próximo com objetos normalmente associados ao património integrado e aprofundar conhecimentos sobre a história e técnica dos azulejos mudéjares dos séculos XV e XVI.

 

Na atividade “Ver e sentir azulejos”, os visitantes são convidados a manusear exemplares autênticos, incluindo alguns que fizeram parte de uma enorme encomenda: mais de 10 mil azulejos destinados à decoração do Paço de Sintra, que, por iniciativa do rei D. Manuel I, chegaram ao porto de Belém no ano de 1508.

 

A azulejaria mudéjar chegou a Portugal através da cultura árabe presente na Península Ibérica, incorporando novas técnicas cerâmicas e estilos decorativos. Esta influência prolongou-se para lá da reconquista cristã (século XII), dando lugar, nos séculos XV e XVI, a diversos tipos azulejares. O Palácio Nacional de Sintra exibe no seu interior um dos maiores conjuntos de azulejos mudéjares in situ da Europa

A participação nesta iniciativa tem o valor simbólico de 1 euro. O bilhete deve ser adquirido na bilheteira online.

 

A visita guiada é assegurada por Cláudio Cardoso Marques (conservador), seguindo-se uma mostra de azulejos no Pátio Central com Joana Rebordão Amaral (conservadora-restauradora) e Graça Pinto (técnica de museografia).

Saiba mais sobre o monumento

Como chegar