Acesso ao Parque de Monserrate: Alteração temporária de trânsito. Saiba mais /// Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Le Concert da la Loge atua pela primeira vez em Portugal no Palácio Nacional de Queluz

25-10-2022

 

Entre os próximos concertos da Temporada de Música da Parques de Sintra destaca-se a estreia absoluta em Portugal do agrupamento francês Le Concert de la Loge, que se apresenta a 28 de outubro, às 21h00, na icónica Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz. Fundado em 2015, pelo violinista Julien Chauvin, o ensemble de música antiga tem atuado nos mais diversos palcos internacionais com programas que variam entre música de câmara, sinfónica ou lírica, percorrendo um vasto repertório que vai desde a música barroca até à do início do século XX e explorando novas formas de concerto, em particular, fazendo reviver a espontaneidade e os costumes de finais do século XVIII.

 

Ao Palácio Nacional de Queluz, Le Concert de la Loge traz um espetáculo intitulado “No Salão do Palais Royal”. Símbolo do Antigo Regime, este Palácio personifica as tendências e os hábitos que antecederam o período turbulento da Revolução Francesa. Constitui, por isso, o cenário ideal para um concerto que transporta o público para as vésperas desta revolução, homenageando a música dos salões, em que se destacaram compositores como Sacchini, Gluck, Lemoyne e Vogel. O concerto, apoiado pela Temporada Portugal-França 2022, conta com a soprano Chantal Santon Jeffery – cuja voz foi descrita pelo jornal Le Monde como “quente e flexível, magnificamente sustentada” – e com o premiado cravista Justin Taylor, que tocará o raro pianoforte histórico Clementi, pertencente ao acervo deste Palácio. Do programa para esta noite constam um concerto para piano, uma sinfonia de salão e árias de ópera francesas da época.

 

Para dia 30 de outubro, domingo, às 19h00, na Sala do Trono, do Palácio Nacional de Queluz, está agendado o concerto para famílias, que é já uma tradição da Temporada de Música. Num formato especialmente concebido para o público mais jovem, a Orquestra Divino Sospiro apresenta a divertida serenata ‘Dom Quixote no Casamento de Comacho’, de Georg Philipp Telemann, que, aos 80 anos de idade, demonstrou, com esta obra, notável vitalidade e humor. A partir da célebre obra de Cervantes, o compositor inspirou-se nas peripécias do ‘cavaleiro da triste figura’, em particular, no episódio do casamento de Comacho com Quitéria.

 

A Temporada de Música da Parques de Sintra, que percorre os Palácios Nacionais da Pena, de Sintra e de Queluz até 5 de novembro, é organizada conjuntamente com a Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal, sob a direção artística de Massimo Mazzeo.

 

Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteira online da Parques de Sintra ou nas bilheteiras físicas dos espaços administrados pela empresa.

221028 01 Le Concert De La Loge