Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso

Geral2

Música erudita nos Palácios da Pena, de Sintra e de Queluz

Temporada de Música 2022

Temporada de Música 2022

Numa altura em que a cultura está numa fase quase de banalização, numa sociedade intoxicada de forma irreversível por comportamentos sociais de dúbia qualidade, torna-se muito importante afirmar as razões de existência e a exigência de actos e fruição de cultura como meio de estimulação intelectual e de sensibilidade. O caso dos concertos nos palácios de Sintra e Queluz, idealizada e codificada pela Divino Sospiro e o seu diretor artístico, foi a primeira, e mais bem-sucedida, experiência de conjugação sistemática entre a música e o património, diretamente interligados num conúbio de alta expressão artística integrada. Ao prazer do reencontro, conjuga-se, portanto, o acto de raciocínio intelectual; ao convívio, o desafio para um apuramento da sensibilidade. Podemos questionar-nos sobre qual será a função da arte na sociedade atual, mas de que serve alongarmo-nos na contemplação da beleza num mundo que procura, cada vez mais, o útil? A resposta vem de dentro do homem, da necessidade fisiológica de usar as suas exigências como um trampolim para a mente.

 

A temporada que decorre nos palácios de Sintra, este ano concentrada no outono, tem vindo a tornar-se um exemplo e um desafio para artistas nacionais e internacionais do mais alto gabarito. Nos ciclos de música propostos nestes espaços, ao longo de 7 anos temos tido a sorte de partilhar momentos irrepetíveis protagonizados por um número impressionante de “monstros sagrados” da interpretação contemporânea, principalmente da música, mas também do teatro e de outras áreas culturais. Tendo-se diferenciado pela qualidade, coerência estética e artística, variedade, identidade musical e, não de menor importância, a investigação pela qual o centro de estudos sediado no Palácio de Queluz já é internacionalmente reconhecido ao máximo nível e de reflexão estética, esta temporada de música tornou-se numa referência da proposta musical nacional, especialmente no que respeita à música erudita interpretada em instrumentos de época, e é já também um “case study a nível europeu.

 

Os concertos da temporada de música erudita da Parques de Sintra veem, assim, sendo um porto de abrigo, um ritual; e os rituais são para o tempo o que a casa é para o espaço. De concerto em concerto, prossegue-se para esse lugar de reencontro onde nos reconhecemos, tal como na nossa casa onde, entre muros amigos, cada passo tem um significado.

 

Graças à qualidade da sua programação, a temporada de música erudita da Parques de Sintra teve este ano a honra de ser incluída no programa de intercambio cultural “Temporada Portugal-França 2022”. Poderemos, assim, desfrutar da presença de dois agrupamentos de referência no panorama musical francês – Le Concert de la Loge e Le Concert de l’Hostel Dieu –, bem como de uma masterclass organizada em parceria com o Centre de Musique Baroque de Versailles, referência absoluta no âmbito da programação, investigação e pedagogia sobre a música historicamente informada.

 

Massimo Mazzeo - Diretor artístico

TM Apoios Comtptxfr

Comprar bilhetes para cada concerto

Preçário

Bilhete 1 concerto
15 €
Bilhete ciclo (9 concertos)
108 €

Datas

14 outubro a 5 novembro 2022

Locais

Classificação

Maiores de 6 anos

Mais informações

  • Bilhetes dão acesso apenas ao evento e não incluem a visita geral ao monumento. 
  • Abertura de portas a partir das 20h30.
  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se ao local 15 minutos antes da hora agendada.
  • Os lugares são atribuídos por ordem de chegada, dos lugares na fila mais perto do palco, para aqueles que se encontram mais perto da porta de saída.
  • Após o início do espetáculo, não é permitida a entrada na sala. 
  • Não haverá lugar ao reembolso do valor dos bilhetes devido a atraso ou falta de comparência, salvo em caso de alteração de data ou de cancelamento do evento.
  • Prepare antecipadamente o seu trajeto para chegar ao local sem atraso. Consulte a secção: Planear a visita/Como chegar

Produção

  • Parques de Sintra
  • Divino Sospiro

Apoio

  • Temporada Cruzada Portugal-França 2022
  • Rede Europeia de Música Antiga
  • Direção-Geral das Artes