Acesso ao Parque de Monserrate: Alteração temporária de trânsito. Saiba mais /// Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Temporada de Música revive soirées românticas do Palácio da Pena e traz as seis sonatas de Bach ao Palácio de Queluz

17-10-2022

 

Nos próximos dias 21 e 22 de outubro, a Temporada de Música da Parques de Sintra continua a proporcionar experiências únicas que aliam música e património, tirando partido da memória histórica dos palácios nacionais geridos pela empresa e dos seus diferentes ambientes.

 

O Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena guarda as memórias das soirées musicais que o rei D. Fernando II, grande apreciador de música, ali promovia no século XIX. É, portanto, o cenário perfeito para um concerto intitulado “Boémia - Conservatório da Europa” que, a 21 de outubro, às 21h00, evoca a atmosfera sonora dessa época. Juntamente com Susana Gaspar (soprano), Patrícia Quinta (mezzo soprano) e Lurdes Carneiro (fagote), o pianista João Paulo Santos executa peças de compositores determinantes para a estética musical europeia do século XIX, como Dvořák e Mahler.

 

No Palácio Nacional de Queluz, reverberam os ecos das sumptuosas festas que a Família Real ali organizava no século XVIII, nas quais a música nunca podia faltar. No dia 22 de outubro, às 21h00, na Sala do Trono, o público é convidado a recordar o apogeu do Barroco e um dos mais importantes compositores deste período. Ao longo de cerca de duas horas, o violinista Erich Hobart e o cravista Aapo Häkkinen apresentam as seis sonatas para violino e cravo obbligato de Johann Sebastian Bach. Um programa imperdível para os inúmeros fãs deste compositor.

 

Esta edição da Temporada de Música integra, igualmente, uma masterclasse, sob a orientação do reconhecido especialista em técnica vocal e Música Antiga, e diretor artístico e educativo do Centro de Música Barroca de Versailles, Fabien Armengaud. As sessões decorrem no Auditório do Palácio Nacional de Queluz, entre 25 e 27 de outubro, das 10h00 às 18h00, e têm como tema central “Charpentier: Missas e Motetos”, com o objetivo de aproximar os participantes a uma abordagem técnica e interpretativa deste compositor. A iniciativa é promovida no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.

 

A Temporada de Música da Parques de Sintra, que percorre os Palácios Nacionais da Pena, de Sintra e de Queluz até 5 de novembro, é organizada conjuntamente com a Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal, sob a direção artística de Massimo Mazzeo.

 

Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteira online da Parques de Sintra ou nas bilheteiras físicas dos espaços administrados pela empresa.

TM2022 221021 Joaopaulosantos