Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Temporada de Música abre com obras de Mozart, Schubert e Beethoven no Palácio da Pena e homenagem às compositoras do Iluminismo no Palácio de Sintra

12 out. 2022

Arranca já nos próximos dias 14 e 15 de outubro mais uma Temporada de Música da Parques de Sintra, que, até 5 de novembro, volta a trazer o encanto da música aos palácios nacionais geridos pela empresa, evocando as suas antigas vivências.

 

No dia 14 de outubro, às 21h00, o romântico Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena acolhe o primeiro concerto da Temporada, que recordará os serões musicais que o rei D. Fernando II ali organizava para os seus convidados, no século XIX. Conduzem o público nesta viagem no tempo, os Portuguese Chamber Soloists, ensemble de câmara que reúne alguns dos instrumentistas mais promissores de Portugal, com amplo reconhecimento internacional. O agrupamento constituído por Sérgio Pires (clarinete), João Miguel Moreira da Silva (oboé), Cândida Nunes (fagote), Flávio Barbosa (trompa) e Raúl da Costa (piano) apresenta o concerto "Os grandes compositores para sopros e piano", no qual não podem faltar obras dos génios Mozart, Schubert e Beethoven.

 

A 15 de outubro, também às 21h00, a música volta a ecoar na Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra. Centro de um território gerido pelas Rainhas de Portugal, não podia haver cenário mais adequado para o concerto “Parnaso no Feminino”, pelo agrupamento Le Concert de l’Hostel Dieu. Recuando ao século XVII, época em que a educação artística e a música eram uma aprendizagem indispensável para as raparigas de boas famílias francesas, o programa dá a conhecer obras de várias compositoras do Iluminismo, cuja audácia lhes granjeou merecido reconhecimento, com destaque para Elisabeth-Claude Jacquet de la Guerre, protegida do rei Luís XIV. Nome incontornável da música barroca francesa, Le Concert de l’Hostel Dieu é dirigido, ao cravo, por Franck-Emmanuel Comte e, neste espetáculo realizado no âmbito da Temporada Portugal-França 2022, conta ainda com a notável voz do mezzo-soprano Saskia Salembier.

 

A Temporada de Música da Parques de Sintra é organizada conjuntamente com a Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal, sob a direção artística de Massimo Mazzeo.

 

Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteira online da Parques de Sintra ou nas bilheteiras físicas dos espaços administrados pela empresa.

221015 01 Le Parnasse Au Féminin(1)©Florent De Gaudemar