Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Concerto gratuito na apresentação do programa do "Jazz em Monserrate"

29 mai. 2023

Na tarde do próximo dia 4 de junho, domingo, Monserrate estará em festa para celebrar o regresso do “Jazz em Monserrate”, que vai decorrer entre 8 e 17 de setembro, com muitas novidades. A programação da edição deste ano será revelada à imprensa às 17h00, na Sala da Música do Palácio. A partir das 17h30, o público terá entrada livre no Parque de Monserrate, onde poderá conhecer, em primeira mão, o cartaz do festival e assistir gratuitamente ao concerto do trio Kolme, às 18h00, no terreiro do Palácio, junto à Fonte do Tritão. As entradas serão feitas por ordem de chegada e limitadas à capacidade do espaço.

 

A apresentação do trio Kolme, composto pelos músicos Ruben Alves (piano), Miguel Amado (contrabaixo) e Carlos Antunes (bateria), será uma espécie de antevisão do que vai acontecer em setembro. O grupo, cujo trabalho de uma década já originou três álbuns, cruza o jazz com a música erudita e o drum n’ bass, surpreendendo o público com atmosferas hipnóticas, ritmos contagiantes e momentos de introspeção.

 

Surpreendente será, também, a segunda edição do “Jazz em Monserrate”. Depois do sucesso do ano passado, o festival vai crescer, com o objetivo de chegar a uma maior diversidade de públicos e de artistas. Durará mais dias, terá mais palcos e irá além da música e dos fins de tarde, continuando a apostar no que o distingue: uma programação sólida e de grande qualidade, que tira partido do diálogo entre música, património e natureza.

 

Entre concertos − que incluem atuações concebidas especialmente para famílias −, exibição de filmes musicados ao vivo ou “spokenword”, serão, ao todo, 6 dias de festival que contarão com 13 eventos, alguns deles gratuitos, divididos por 3 palcos. O cartaz envolve 44 artistas de diferentes regiões do país e conjuga nomes consagrados e jovens músicos, fazendo jus ao ADN do jazz, que é, por natureza, encontro de gerações, convívio, experimentação, igualdade e fusão de diferentes formas de expressão artística.

 

A estas novidades, juntam-se a nova imagem gráfica do festival e o novo site oficial www.jazzemmonserrate.pt, onde, a partir de 4 de junho, já será possível adquirir os bilhetes para a edição deste ano.

 

O “Jazz em Monserrate” teve a sua primeira edição entre 15 e 18 de setembro de 2022 e proporcionou ao público uma viagem pelas diversas correntes do jazz português contemporâneo, tendo juntado mais de mil espectadores no total. O cartaz contou com nomes como Mário Laginha, Afonso Pais, André Fernandes ou Tomás Marques, reunindo não apenas artistas conceituados, mas também novos valores do jazz. Experiência cultural diferenciadora, veio ocupar um espaço que havia por preencher, no sentido em que conjuga o património e a natureza com a qualidade da programação.

 

O festival é promovido pela Parques de Sintra e tem a conceção artística da Clave na Mão. O BPI é o mecenas do “Jazz em Monserrate”, que conta também com o patrocínio da Tranquilidade e com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Antena 2 é media partner do evento.

Mon