Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Jardins do Palácio Nacional de Queluz acolhem workshops de pintura com aguarela

11 abr. 2023

Em abril, os apaixonados pela arte têm uma nova experiência para viver nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz. Tirando partido da riqueza estética do espaço, marcado pelos estilos barroco, rococó e neoclássico, a Parques de Sintra, em parceria com a arquiteta paisagista Teresa Elias, promove um conjunto de 3 workshops de expressão em aguarela intitulado “Jardins com Arte”, com sessões agendadas para 15, 22 e 29 de abril, às 10h00.

 

O objetivo é incentivar a observação atenta dos jardins, destacando os elementos que os caracterizam, as suas formas, contrastes e cores, bem como estimular a expressão artística através da pintura. Para participar, não é necessária qualquer experiência prévia, basta ter vontade de aprender a criar pinturas em aguarela que retratem os diversos cenários que estes jardins oferecem.

 

Os três workshops irão trabalhar temas diferentes e são compostos por uma primeira parte teórico-prática, com um percurso de reconhecimento e observação dos jardins, e uma segunda parte de caráter prático. As sessões são complementares, mas independentes, pelo que os participantes podem escolher os temas que mais lhe interessam.

 

O primeiro workshop, no dia 15 de abril, é dedicado a “Formas e Silhuetas” e foca-se na aprendizagem proporcionada pela observação da grande variedade de formas que caracteriza os Jardins de Queluz. O objetivo é que cada participante registe em aguarela as que mais aprecia.

 

No dia 22 de abril, o desafio é parar e observar os muitos contrastes de “Luz e Sombra” que existem nestes jardins, para depois exprimi-los em aguarela.

 

Por fim, a 29 de abril, abordam-se os “Jogos de Cor”. Entre o azul do Palácio, o chumbo da estatuária de John Cheere e o verde das plantas, há uma imensa paleta de cores nos Jardins de Queluz. Os participantes são convidados a observá-las, a explorá-las e a refletir sobre elas, antes de partirem para o registo em aguarela.

 

Cada workshop tem a duração aproximada de 2h30 e um custo de 20€. Os participantes devem trazer o seu próprio material de pintura.

Imagem1 P