30/11/2023: cafetarias encerradas. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Jardins com Arte - Workshop de expressão em aguarela

Aguarela Jardins Queluz

Local

Jardins do Palácio Nacional de Queluz

Datas

23/09/2023 - 10h00

30/09/2023 - 10h00

Duração

2h30

Público

Adultos

Ponto de Encontro

Entrada do Palácio

Os jardins do Palácio Nacional de Queluz refletem os estilos barroco, rococó e neoclássico utilizados no palácio, criando uma cenografia animada por estátuas, cascatas e jogos de água, que convidam à fruição da arte, da natureza e ao registo das suas formas, contrastes e cores.

Observar um jardim, destacando os aspetos que remetem para a sua génese, composição e características estéticas, é o objetivo do conjunto de workshops que irão decorrer ao longo do mês de setembro neste local.

Os três módulos apresentados irão trabalhar diferentes temas e promover a expressão do que é observado com o recurso a aguarelas, em sessões compostos por uma primeira parte teórico-prática, com um percurso de reconhecimento e observação dos jardins, e uma segunda parte de caráter prático. Destinam-se a todos os que pretendem (ar)riscar e experimentar o gosto de pintar o que observam no jardim. 

Programa

Módulo I – Água - 16/09 (sessão cancelada)

A transparência, os reflexos ou o movimento da água são características que a tornam surpreendente e única. Registá-la em aguarela torna-se também um desafio e uma descoberta.

 

Módulo II – Pormenores - 23/09

Os Jardins do Palácio de Queluz estão cheios de pormenores de toda a espécie. Observar com atenção um pormenor confirma que a beleza dos jardins não se esgota nos grandes elementos. Registemo-lo em aguarela.

 

Módulo III – Eixos e Simetrias - 30/09

Nestes jardins, os eixos e as simetrias constituem uma marca de época. Também conferem equilíbrio, grandeza e profundidade. O exercício proposto é registar este aspeto, em aguarela. 

 

Acessibilidades

Percurso acessível

Preçário

Participante
20 €/sessão

Informação adicional

  • Idioma: português
  • Não é necessária experiência prévia.
  • As sessões são independentes entre elas.
  • Deverá trazer o seu próprio material de pintura.

Material necessário

  • papel para aguarela – de preferência A4 (mínimo 3 folhas)
  • 3 pincéis para aguarela (diferentes tamanhos)
  • aguarelas em tubo (preferencial) ou pastilha (6 a 8 cores, no mínimo. Incluir 2-3 tons de verde)
  • paleta
  • 2 recipientes para água, com tampa (1 cheio, 1 vazio). sugestão: reutilização de garrafas de água
  • lápis
  • afia
  • borracha

Como chegar

Jardins com Arte é um projeto de Teresa Elias, Arquiteta Paisagista, doutoranda em Arquitetura Paisagista e Ecologia Urbana.