4/10/2024 (a partir das 17h00): acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba maisPalácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso.  Saiba mais

Parques de Sintra concluiu plantação de mais de 500 catos e suculentas no Jardim do México do Parque de Monserrate

14 ago. 2023

No passado dia 11 de agosto, a Parques de Sintra terminou a reabilitação e valorização da coleção de catos do Jardim do México do Parque de Monserrate, onde foram plantados 554 catos e suculentas, de 16 espécies diferentes, doados pela Associação de Amigos de Monserrate.

 

A conclusão do projeto foi assinalada com um momento comemorativo que contou com a presença do Embaixador do México em Portugal, Bruno Figueroa; com a Presidente da Associação Amigos de Monserrate, Dinah Azevedo Neves; e com o Conselho de Administração da Parques de Sintra, representado pelos administradores Sofia Cruz e Luís Calaim. Numa ação simbólica, e em jeito de celebração, os convidados plantaram os últimos exemplares de catos e suculentas integrados nesta ação.

 

O Jardim do México é uma das áreas mais surpreendentes do Parque de Monserrate, onde Francis Cook criou, ao ar livre, um ambiente natural para o cultivo de plantas originárias dos quatro cantos do mundo, aproveitando as condições naturais e o microclima da Serra de Sintra. Localizado na zona mais quente e seca do Parque, e com uma extensão aproximada de 5 000 m2, a sua instalação levou a uma transformação completa do principal vale da propriedade, através do desvio da linha de água e da construção de um complexo sistema de muros de suporte para criar socalcos, caminhos e um eficiente sistema de recolha e transporte de água.

 

Após ter sido destruída por inundações em 1983, esta importante coleção botânica do Parque de Monserrate permaneceu quase totalmente soterrada até ao seu restauro pela Parques de Sintra, que decorreu entre 2009 e 2010, com projeto da autoria do arquiteto Gerald Luckhurst. Na sequência de um processo complexo que exigiu uma profunda investigação, foram instaladas mais de 3 500 plantas, de 402 espécies, pertencentes a 11 famílias botânicas, entre as quais a família de Cactaceae (incluindo os géneros Echinoactus, Ferocactus e Cereus).

 

O restauro do Jardim do México foi inaugurado a 24 de setembro de 2010 com uma Festa Mexicana, cuja organização contou com o apoio da Embaixada do México, integrada nas comemorações do Bicentenário da Independência deste país.

 

Em dezembro do ano passado, o Jardim do México foi novamente afetado por chuvas intensas que provocaram inundações e arrastamento de terras. Todos os canteiros ficaram parcialmente aterrados, tendo muitas espécies sido repostas no decorrer do inverno e primavera passados, nomeadamente, sálvias, tagetes e zinias, que recriam a vegetação tropical da América Central. Com esta plantação de catos e suculentas, concluiu-se o processo de reposição e valorização da coleção de espécies mexicanas.

Parque De Monserrate Jardim Do Mexico 2023 08 11 023©PSML Nunoantunes
Parque De Monserrate Jardim Do Mexico 2023 08 11 027©PSML Nunoantunes
Parque De Monserrate Jardim Do Mexico 2023 08 11 028©PSML Nunoantunes