Parques de Sintra realizou XII Exposição de Camélias e distinguiu os melhores exemplares
25 fev. 2025
No passado fim de semana, dias 22 e 23 de fevereiro, a Abegoaria do Parque da Pena recebeu a XII Exposição de Camélias, na qual participaram seis expositores, que, entre espécies e cultivares, exibiram mais de 200 exemplares de camélias. O evento, promovido pela Parques de Sintra, em colaboração com a Associação de Proprietários de Quintas na Serra de Sintra e com a Associação Portuguesa de Camélias, foi o culminar de um mês dedicado à celebração da beleza e da diversidade deste património botânico que torna os invernos sintrenses mais coloridos.
No dia 22, sábado, às 14h30, a sessão de abertura foi presidida por Luís Calaim, administrador da Parques de Sintra e contou com a presença do Coronel Carlos António Mouta Raposo, Diretor do Museu do Ar de Sintra. Seguiu-se a entrega de distinções aos melhores exemplares de camélias desta edição. O viveiro Park Flavius, de Guimarães, conquistou os prémios de “Melhor espécie de Camélia em exposição”, com a Camellia 'Queen Bee' e “Melhor Camellia reticulata em exposição”, com a Camellia reticulata 'Zhusha Zipao', A “Melhor cultivar portuguesa em exposição” foi a Camellia japonica 'Duarte de Oliveira', da Casa da Levada, de Vila Nova de Gaia.
Foram, ainda, entregues dois prémios especiais: o “Prémio Especial Criatividade e Apresentação”, que coube à Quinta do Relógio, de Sintra, e o “Prémio Especial Preferência do Júri”, que homenageou a jardineira Maria Alice Carapeto, do Parque da Liberdade (Câmara Municipal de Sintra), pela sua dedicação às camélias.
As distinções foram atribuídas pelo júri constituído por Jorge Garrido, engenheiro agrónomo e autor de diversas publicações sobre camélias; António Nunes Pereira, Diretor dos Palácios geridos pela Parques de Sintra; Graça Mendes Pinto, Diretora do Museu do Oriente; e Rita Castro Neto, Presidente da Associação de Proprietários da Serra de Sintra.
A edição deste ano foi complementada com várias atividades paralelas, cujas 150 inscrições esgotaram. Nos quatro sábados do mês de fevereiro, decorreram visitas guiadas às coleções de camélias da Vila Sassetti e do Parque da Pena, sob gestão da Parques de Sintra; e de duas quintas privadas, que abriram portas de forma inédita: a Quinta do Relógio e a Quinta da Cabeça. No domingo, dia 23 de fevereiro, o programa incluiu uma visita ao Jardim das Camélias do Parque da Pena concebida para famílias com crianças, que terminou com um ateliê criativo de origami, evocando as origens orientais desta flor.


