Castelo dos Mouros: trabalhos de manutenção no Centro de Apoio ao Visitante. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Sintra dedica fim de semana à beleza das camélias

08 fev. 2024

Inverno é sinónimo de camélias, sobretudo em Sintra, onde a beleza desta flor tem sido, desde há muitos anos, celebrada através de várias iniciativas culturais, como bailes e festas. Para apoiar a divulgação deste vasto património botânico, que se tornou num verdadeiro ex-líbris da região, e contribuir para a sua aproximação a um público mais vasto, a Parques de Sintra promove anualmente uma exposição das mais belas coleções de camélias de Sintra, na altura em que as cameleiras atingem o auge do seu esplendor. Este ano, a décima primeira edição do evento decorre no fim de semana de 17 e 18 de fevereiro, na Abegoaria do Parque de Pena, contando com 9 expositores.

 

No dia 17, sábado, a exposição está aberta entre as 11h00 e as 17h00. Às 15h00, realiza-se a sessão de abertura, seguida da entrega de distinções aos melhores exemplares de camélias, nas três categorias a concurso: “Melhor espécie de Camélia em exposição”, “Melhor cultivar portuguesa de Camélia em exposição” e “Melhor núcleo de exposição”. Para as 16h00, está agendada uma visita guiada à Quinta de Mira-Mar, ou Quinta de Vale Flor, em colaboração com a Associação de Proprietários de Quintas na Serra de Sintra e com o apoio da Associação Mutualista Montepio.

 

No domingo, dia 18, o evento decorre entre as 10h00 e as 17h00. Às 11h00, há uma visita guiada à exposição e ao Jardim das Camélias do Parque da Pena, distinguido, em 2014, pela International Camellia Society como Jardim de Camélias de Excelência. Para além dos exemplares expostos, os visitantes terão oportunidade de descobrir a notável coleção iniciada por D. Fernando II, no século XIX. Atualmente, e após várias campanhas de valorização deste património botânico levadas cabo pela Parques de Sintra, a coleção de camélias do Parque da Pena inclui 386 cultivares pertencentes a 37 espécies diferentes e 27 híbridos.

 

A exposição é de entrada livre, mediante a aquisição de bilhete para o Parque da Pena, espaço que, tal como o restante património gerido pela Parques de Sintra, é de acesso gratuito aos domingos e feriados para residentes em Portugal.

 

A participação nas visitas guiadas que constam do programa requer a aquisição antecipada de bilhete pelo valor de 1€, que dá acesso ao Parque da Pena, à exposição e ao estacionamento da Tapada do Mouco, localizado a 600 metros do portão do Chalet da Condessa d'Edla (limitado ao espaço existente). Os ingressos estão disponíveis no site da Parques de Sintra.

Camelias24 Site