Castelo dos Mouros: trabalhos de manutenção no Centro de Apoio ao Visitante. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Monumentos de Sintra com entrada gratuita aos domingos e feriados para residentes em território nacional

13 dez. 2023

A Parques de Sintra implementa, a partir de 2 de janeiro de 2024, aos domingos e feriados, o acesso gratuito aos parques e monumentos sob a sua gestão para todos os residentes em Portugal.

 

A empresa já concedia entradas livres, aos domingos, aos munícipes de Sintra, mas, no próximo ano, alarga a gratuitidade a todos os cidadãos que vivem em território nacional, acrescentando-lhe também os feriados. São cerca de 60 dias por ano para usufruir sem qualquer custo de monumentos como os Palácios Nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena; o Palácio de Monserrate; o Chalet da Condessa d’Edla; o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos.

 

Para além desta medida, que acompanha a decisão da Direção Geral do Património Cultural e que permitirá um aumento da fruição dos referidos monumentos por parte do público nacional, a Parques de Sintra introduz outras novidades no seu sistema de bilhética para o próximo ano. Os visitantes que optarem pela compra antecipada de bilhetes online, isto é, com a antecedência mínima de três dias, beneficiarão de 15% de desconto imediato, o que equivale a uma poupança que pode atingir os 3€ sobre o preço de tabela; um importante incentivo ao planeamento antecipado da visita.

 

Por outro lado, a possibilidade de reserva de data com desconto passa a aplicar-se nas visitas a todos os monumentos geridos pela empresa. Para uma maior flexibilidade, após a compra do bilhete, o dia da visita poderá ser reagendado automaticamente no site da empresa durante o prazo de um ano.

 

No caso específico do Palácio Nacional da Pena, permanece o sistema em vigor, que requer reserva de data e de hora, mas vai ser imposta uma redução de cerca de 15% dos visitantes diários, uma opção estratégica da Parques de Sintra que privilegia a sustentabilidade deste importante monumento nacional.

 

Este conjunto de medidas, acompanhado da atualização dos tarifários, que não eram revistos há cerca de uma década, tem como objetivos aumentar a eficiência da operação, evitando filas de espera e assegurando a melhoria da qualidade da visitação e salvaguarda da sustentabilidade do património e da empresa. A sua implementação surge na sequência de vários estudos, dos quais se destaca o “Estudo de Melhoria da Experiência de Visita ao Palácio Nacional da Pena” realizado pelo Iscte-IUL.

02 Palacio Nacional De Sintra Creditos PSML

Fique a par de todas as informações