Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

XI Exposição de Camélias apresentou mais de 200 cultivares na Abegoaria do Parque da Pena

22 fev. 2024

No fim de semana de 17 e 18 de fevereiro, a Abegoaria do Parque da Pena recebeu a XI Exposição de Camélias. O evento, promovido anualmente pela Parques de Sintra e dirigido ao grande público, tem como objetivo mostrar as mais belas coleções de flores desta espécie, não só da região de Sintra, mas também de outros pontos do país.

 

O certame contou com a participação de 9 expositores, que exibiram mais de 200 cultivares de camélias, evidenciando a enorme diversidade e riqueza deste património botânico.

 

No dia 17, sábado, às 15h00, após a sessão de abertura, foram entregues distinções aos melhores exemplares de camélias desta edição. O viveiro Park Flavius, de Guimarães, venceu na categoria de “Melhor núcleo de exposição” e de “Melhor espécie de Camélia em exposição”, com a Camellia japonica “Red Leaf Bella”. A Camellia japonica “Rei Artista”, do Parque da Pena, foi eleita “Melhor cultivar portuguesa de Camélia em exposição”; enquanto a “Melhor Camellia reticulata em exposição” foi a Camellia Reticulata “Damanao”, da Casa da Levada, em Vila Nova de Gaia.

 

As distinções foram atribuídas pelo júri composto pelos especialistas Jorge Garrido, engenheiro agrónomo, autor de diversas publicações sobre camélias e fundador do portal Agromanual; Pedro Silveira, presidente da direção do FSC Portugal e da UNAC (União da Floresta Mediterrânica); e Rita Neto, presidente da Associação de Quintas e Proprietários de Sintra.

 

O programa do evento incluiu, ainda, três visitas guiadas, que contaram com um total de 70 participantes e cujos bilhetes rapidamente esgotaram. Uma dessas visitas deu a conhecer a Quinta de Mira-Mar, ou Quinta de Vale Flor, e foi realizada em colaboração com a Associação de Proprietários de Quintas na Serra de Sintra e com o apoio da Associação Mutualista Montepio. O Jardim das Camélias do Parque da Pena acolheu as restantes visitas, que também percorreram a exposição.

Camelias