Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Jardins do Palácio Nacional de Queluz acolhem palestra centrada nos significados das suas esculturas mitológicas

14 jun. 2024

Percorrer os Jardins do Palácio Nacional de Queluz é embarcar numa autêntica viagem pela Antiguidade Clássica. A cada passo, o visitante é surpreendido por esculturas em pedra e em chumbo que representam deuses pagãos, criaturas e personagens mitológicas que, entre histórias de amor e de tragédia, têm muito para contar. “Na Real Quinta de Queluz com Ana Duarte Rodrigues: deuses e deusas, nereides e tritões - como os interpretar?”, palestra marcada para 20 de junho, às 19h00, nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, dará a conhecer algumas destas figuras e os seus significados.

 

A palestra, integrada nos “Encontros nos Palácios Nacionais”, estará a cargo de Ana Duarte Rodrigues, professora associada do Departamento de História e Filosofia das Ciências e coordenadora do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), que funde as unidades de investigação da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa. Com uma formação multidisciplinar que alia a história da arte, sobretudo no período da Idade Moderna, aos estudos de jardins e paisagem, a investigadora tem estudado a estatuária dos Jardins de Queluz, que continua a levantar muitas questões, a começar pelas circunstâncias que rodearam a sua encomenda por parte de D. Pedro III, ponto de partida deste “Encontro”.

 

Iniciados em 2022, os “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra procuram novas abordagens ao património e proporcionam o contacto entre o grande público e alguns dos maiores especialistas em áreas tão diversas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. A Parques de Sintra promove esta iniciativa com o intuito de estimular a partilha e a disseminação do conhecimento relativo ao património que gere.

 

A participação na palestra requer a aquisição de bilhete no site da Parques de Sintra, pelo valor simbólico de 1€. O “Encontro” termina com um cocktail, para convívio e discussão informal de ideias entre todos os participantes.

139 Lago De Nereida┬®PSML Jose╠Ü Marques Silva