Jazz em Monserrate: Concerto de apresentação reagendado. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Na Real Quinta de Queluz com Ana Duarte Rodrigues: deuses e deusas, nereides e tritões - como os interpretar?

Lago De Nereida©PSML José Marques Silva
Novidade

Local

Jardins do Palácio Nacional de Queluz

Datas

20/06/2024 - 19h00

Duração

2h00

Bilhetes

1€ (compra exclusivamente online)

Público

Jovens e Adultos

Ponto de Encontro

Entrada do Palácio

Venha conhecer alguns dos deuses pagãos da Antiguidade Clássica que passaram a habitar os jardins da Real Quinta de Queluz a partir de meados do século XVIII. São dezenas de esculturas em pedra e em chumbo, produzidas na Grã-Bretanha e em Itália.

Será que este conjunto de figuras mitológicas tinha como objetivo passar alguma mensagem deixada por quem as encomendou (D. Pedro III) ou veicula uma série de histórias apropriadas ao contexto do jardim?

Impõe-se uma viagem pelas circunstâncias da encomenda e pelas leitura(s) iconográfica e iconológica que suscitaram ao longo do tempo. Pretende-se levar os visitantes ao encontro das esculturas de Vertumno, Pomona, Ceres, Vénus, entre tantas outras, e fazê-las falar.

Sobre o programa

O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História.

Cada 'Encontro' termina com um Cocktail após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.

  • Duração: Palestra: 60-75 minutos / Cocktail: 45-60 minutos

Sobre a oradora

Ana Duarte Rodrigues é professora associada do Departamento de História e Filosofia das Ciências e coordenadora do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT).

Teve uma formação multidisciplinar que aliou a História da arte - sobretudo no período da Idade Moderna - com os estudos de jardins e paisagem e a História da ciência e da tecnologia, com passagens por instituições académicas de renome internacional, como o Warburg Institute da Universidade de Londres e Dumbarton Oaks de Harvard.

No seu currículo conta com mais de 150 publicações, incluindo um livro sobre os Jardins do Palácio de Queluz (2011), realizado em co-autoria. Da sua investigação, que cobre um vasto leque de tópicos, destaca-se aquela que usa a História como alavanca para descobrir soluções eficientes sobre poupança hídrica e energética, opções de espécies botânicas adaptadas às condições biofísicas, enfatizando as climáticas, e entendimento dos jardins e paisagens como janelas para refletir sobre questões variadas do passado, presente e futuro.

Foi-lhe atribuído, por dois anos consecutivos – 2021 e 2022 – o Scientific Merit Award – pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Preçário

Inscrição
1 €/participante

Informações Adicionais

  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se à entrada do Palácio 10 minutos antes da hora agendada. Não existe tolerância de atraso.
  • O bilhete permite apenas o acesso ao evento. A visita geral ao Palácio não está incluída.
  • Idioma da palestra: português.
  • Não se aceitam trocas nem reembolso de bilhetes, salvo em caso de alteração de data ou cancelamento do evento.

Saiba mais sobre o ciclo de palestras 'Encontros nos Palácios Nacionais'

Saiba mais sobre o monumento