Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra celebra Dia Nacional das Acessibilidades com visitas inclusivas gratuitas ao Parque e Palácio de Monserrate

18 out. 2022

A 20 de outubro, a Parques de Sintra associa-se às comemorações do Dia Nacional das Acessibilidades e promove visitas inclusivas gratuitas no Parque e Palácio de Monserrate, que dão a conhecer parte do trabalho que a empresa vem desenvolvendo, desde 2013, neste âmbito. O projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor” tem permitido uma melhoria significativa das condições de acessibilidade em todos os monumentos sob gestão Parques de Sintra, que procura ser um exemplo de boas práticas do turismo acessível e da igualdade de acesso ao património natural e construído.

 

No período da manhã, há duas visitas agendadas para as 10h30“Monserrate sem Barreiras” é uma visita guiada direcionada para pessoas com mobilidade condicionada. Através de equipamentos de tração que permitem vencer os declives e facilitam a mobilidade, é possível percorrer os jardins com autonomia, explorando o Vale dos Fetos, o Jardim do México, o Roseiral, o Relvado e os Lagos.

 

A pensar nos visitantes cegos ou com baixa visão, a visita guiada “Sentir o Património” estimula a descoberta dos jardins e do Palácio de Monserrate através do tato, da audição e do olfato. Os visitantes são incentivados a tocar na água da cascata, perceber variações de temperatura e humidade ao longo do percurso e conhecer várias espécies botânicas, sentindo texturas e odores exóticos. No Palácio de Monserrate, maquetes táteis e materiais que constituem as fachadas e interiores dão a conhecer a volumetria do edifício.

 

Para as 14h30 está marcada a visita “Património em Gestos”. Direcionada para visitantes surdos, recorre à interpretação em Língua Gestual Portuguesa e conta com o apoio e participação da Associação Portuguesa de Surdos. A visita aos jardins percorre o Vale dos Fetos, o Jardim do México, o Roseiral e o Relvado e termina no Palácio de Monserrate.

 

A participação nestas atividades é gratuita, mediante inscrição prévia, até às 17h00 do dia 19 de outubro, através do email [email protected] e aquisição do bilhete para o Parque de Monserrate.

 

O Dia Nacional das Acessibilidades foi aprovado pela Assembleia da República em dezembro de 2021, na sequência de uma petição pública criada pela Associação Salvador. A iniciativa visa sensibilizar a sociedade para a temática das acessibilidades como um direito de todos os cidadãos, independentemente da sua condição física, sensorial ou intelectual.

Creditos PSML Luis Duarte Bx