Castelo dos Mouros: trabalhos de manutenção no Centro de Apoio ao Visitante. Saiba mais | Caminho Pedonal de Santa Maria reaberto. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Escultura de Santa Ana volta a estar exposta na Sala do Capítulo do Convento dos Capuchos

07 ago. 2023

No âmbito do projeto global de conservação, restauro e requalificação do Convento dos Capuchos, a escultura de Santa Ana foi restaurada e regressou à Sala do Capítulo, onde volta a ocupar o nicho que tradicionalmente lhe tem sido atribuído. Para assegurar a sua proteção e garantir a sua preservação, foi instalada uma porta em acrílico no local. Tal solução permite que os visitantes voltem a apreciar esta obra de arte, cuja presença proporciona uma melhor interpretação do espaço em que se integra.

 

Esculpida em pedra calcária, a peça em causa será de produção portuguesa e, pelas características que apresenta, deverá datar do início do século XVI. Tem-se afirmado, por isso, que teria sido oferecida por D. Álvaro de Castro, o fundador do Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra, mais conhecido por Convento dos Capuchos. Persistem, no entanto, muitas dúvidas, não apenas quanto à origem e datação, mas também em relação ao que a estátua representa.

 

Durante muito tempo, considerou-se que a escultura seria uma Mater Dolorosa ou Virgem de Calvário, mas estudos recentes sugerem que pode tratar-se de uma representação de Santa Ana, no ato de ensinar Nossa Senhora a ler. Esta tese vem levantar outras questões ainda sem resposta, nomeadamente, como utilizaria a espiritualidade franciscana o exemplo de Santa Ana e que sentido teria, no contexto de uma casa conventual desta ordem religiosa, a utilização da sua imagem.

Escultura Santa Ana Capuchos Noticia Int©PSML Jose Marques Silva