Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra conclui reorganização da reserva de azulejos do Palácio Nacional de Sintra

09 jun. 2022

No âmbito do projeto de reorganização das áreas de reservas dos palácios sob a sua gestão, a Parques de Sintra finalizou a reestruturação do núcleo dedicado aos azulejos do Palácio Nacional de Sintra, que compreende peças datadas do século XV ao século XX. Entre 2012 e 2022, foram realizadas fotografias dos 8802 azulejos e 2370 fragmentos de azulejos que ali se encontram em reserva e foram elaboradas manualmente 593 embalagens em polipropileno para proceder ao seu acondicionamento. Para cada caixa, foi criada a ficha correspondente, de modo a permitir a fácil identificação do seu conteúdo. Durante o processo, foi, ainda, possível localizar fragmentos que possibilitaram a reconstituição física de 95 azulejos.

 

Fortemente marcado pelo gosto mudéjar − simbiose entre a arte cristã e a arte muçulmana − patente nos exuberantes revestimentos azulejares hispano-mouriscos que decoram muitas das suas salas, o Palácio Nacional de Sintra possui uma das maiores coleções in situ da Europa deste tipo de azulejo, com uma variada combinação de estilos, de motivos e de cores. Uma riqueza patrimonial que se reflete também na reserva de azulejos do Palácio, cuja valorização e preservação são de extrema importância. A reestruturação agora concluída assegura melhores condições de conservação preventiva desta coleção, nomeadamente no que toca ao seu acondicionamento, com vista a impedir danos. Por outro lado, a criação das fichas e a fotografia individual agilizam a identificação das peças e garantem maior rigor, facilitando futuros trabalhos de investigação.

PNS Reserva De Azulejos Creditos PSML Jose Marques Silva Int