Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Castelo dos Mouros assinala o Dia Mundial para a Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne iluminando-se de vermelho

06 set. 2021

Esta noite, o Castelo dos Mouros estará iluminado de vermelho para lembrar o Dia Mundial para a Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne, que se assinala amanhã, dia 7 de setembro. É desta forma que a Parques de Sintra contribui para o movimento global que visa sensibilizar a população para esta doença neuromuscular rara que afeta principalmente os bebés do sexo masculino, com uma incidência de um caso em cada 3500 nascimentos. A iniciativa da World Duchenne Organization (WDO) é dinamizada em Portugal pela Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), sob o lema “Juntos, podemos mudar a vida das nossas crianças”.


A Distrofia Muscular de Duchenne é causada pela incapacidade de o organismo produzir a distrofina, uma proteína fundamental para o funcionamento dos músculos. Os primeiros sintomas costumam surgir no início do segundo ano de vida, com os doentes a apresentarem atraso na aquisição da marcha, marcha instável, quedas frequentes, dificuldade em se levantarem do chão, subir e descer escadas ou incapacidade de correr. Pode ocorrer também atraso na linguagem, dificuldades de aprendizagem e alterações de comportamento.


Segundo a World Duchenne Organization, na maior parte dos países, a Distrofia Muscular de Duchenne é diagnosticada em média após os quatro anos de idade, registando-se um atraso de cerca de dois anos e meio no diagnóstico. Tal acontece devido ao desconhecimento que ainda existe acerca desta doença; uma realidade que esta iniciativa procura combater em todo mundo, contando com a adesão de locais como o Coliseu de Roma (Itália), a Sagrada Família (Espanha), as Cataratas do Niágara (Canadá), a Ponte Yavuz Sultan Selim (Turquia) e a Torre Petřín (República Checa). Em Portugal, para além do Castelo dos Mouros, também se iluminarão de vermelho a fonte localizada no centro da cidade de Elvas e os edifícios dos Paços do Concelho de Cascais, Góis e Angra do Heroísmo.

Consciencializacao Distrofia Noticia Interior 01