Castelo dos Mouros: trabalhos de manutenção no Centro de Apoio ao Visitante. Saiba mais | Caminho Pedonal de Santa Maria reaberto. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

5 formas de aproveitar o verão em Sintra

13 jul. 2023

126 Lago De Nereida┬®PSML Jose╠Ü Marques Silva

Chegou o verão, o sol, o calor, o bom tempo. É a melhor altura do ano para passear, mas é também a estação em que muitos tentam ‘fugir’ do tempo quente e visitar sítios mais frescos. Sintra é o local ideal para isso mesmo. Por isso, aqui ficam cinco sugestões de passeio para aproveitar ao máximo o verão em Sintra, nos sítios mais bonitos do concelho e, claro, longe do calor abrasador.

 

1 – Conhecer a Tapada D. Fernando II e visitar o Convento dos Capuchos: Já ouviu falar nesta tapada? Vale a pena fazer este passeio: ao longo dos trilhos, poderá conhecer as principais espécies de árvores que constituem a floresta autóctone e também as espécies invasoras que a ameaçam. Se tiver sorte, poderá ainda cruzar-se com alguns dos animais que vivem na Serra de Sintra. Uma coisa é certa: pelo caminho, encontrará pequenas esculturas e perfis de madeira que representam as diferentes espécies e as suas pegadas. No final, aproveite para visitar o Convento dos Capuchos.

 

2 – Passear pelos Jardins do Palácio Nacional de Queluz: não há nada mais refrescante do que passear junto aos lagos e fontes destes jardins. São de uma beleza inigualável – antes de se fazer à estrada, rumo a Queluz, pode confirmar aqui como são deslumbrantes. Ao chegar, antes de começar o passeio pelos jardins, pode visitar o Palácio. A Sala do Trono e a Sala dos Embaixadores deixam qualquer um estupefacto (e são também locais frescos para ‘fugir’ do calor).

 

3 – Aproveitar para conhecer melhor a nossa história através de uma visita ao Palácio Nacional de Sintra: se a ideia for mesmo evitar espaços exteriores e, ao mesmo tempo, ter uma experiência enriquecedora, este é o programa perfeito. O Palácio Nacional de Sintra tem 1000 anos de história – as primeiras referências a este monumento surgem antes mesmo da fundação de Portugal. Por isso, não há melhor forma de saber mais sobre a nossa História do que visitar um monumento que acompanhou todas as mudanças dos tempos.

 

4 – Ver Sintra a partir do Castelo dos Mouros: visitar este castelo é, já por si, uma experiência incrível, mas poder fazê-lo com bom tempo e céu limpo traz alguns bónus. O principal é poder desfrutar da vista maravilhosa. Quando estiver na muralha do castelo, poderá ter uma nova perspetiva de vários pontos conhecidos, como o Palácio Nacional de Sintra e as suas icónicas chaminés, a Quinta da Regaleira, o Chalet Biester, Seteais e, claro, mesmo ali ao lado, o Palácio da Pena.

 

5 – Descobrir as zonas recônditas do Parque da Pena: esta é a altura perfeita para se perder nos bosques frescos do Parque da Pena. Percorra o bosque de velhos carvalhos até à Cruz Alta, descubra a Varanda do Ocidente – um miradouro com uma das mais belas vistas do Parque – e , na descida, deixe-se impressionar pelo bosque das faias – a luz do sol filtrada pelas faias, nesta altura do ano, faz deste local um autêntico cenário de história de encantar.