Acesso ao Parque de Monserrate: Alteração temporária de trânsito. Saiba mais /// Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

03 Palacio Nacional De Queluz Jardim Pensil Credits PSML Wilson Pereira Final

Palácio e Jardins de Queluz

Lagos e Fontes

062 Lago Do Jardim Bota╠Énico┬®PSML Jose╠Ü Marques Silva

Este lago de mármore de século XVIII, com várias esculturas, vasos e figuras de chumbo pintadas e douradas, é o elemento central do Jardim Botânico.

O seu desenho insere-se no programa decorativo de elementos barroco-rococó, cujo contorno quadrilobado é composto por oito peças dispostas sobre uma planta retangular. O rebordo do lago apresenta uma gola contracurvada, amplamente lavrada com motivos de folhas, que irradiam do centro para a periferia e são rematados com volutas no encontro dos lóbulos. As peças de cantaria formam um espelho de água baixo, de bordo arredondado saliente e centrado por um repuxo.

O repuxo central é formado por um elemento de coroamento assente num plinto de calcário. A peça de coroamento é de um elemento em chumbo, à semelhança dos que se encontram noutros lagos dos Jardins de Queluz.

Em torno do lago central setecentista figuram quatro estátuas de cães e respetivas bases. Estas esculturas são feitas à escala natural, sobre monólito de calcário. São peças de vulto completo, retratando cães perdigueiros sentados, com as pernas dianteiras esticadas e a cabeça inclinada.