Acesso ao Parque de Monserrate: Alteração temporária de trânsito. Saiba mais /// Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Stefania Neonato no Palácio de Queluz

Conheça a intérprete responsável pelo programa "Pianistas itinerantes e a criação da Europa" no Palácio Nacional de Queluz, no dia 4 de novembro de 2022, um concerto no âmbito da Temporada de Música 2022 da Parques de Sintra. 

221104 Stefanianeonato

Stefania Neonato (pianoforte)

Natural de Trento, Itália, formou-se em piano no Conservatório da sua cidade natal e é bacharel em Línguas Estrangeiras pela Universidade de Trento.

Prosseguiu depois o seu estudo de piano com Alexander Lonquich, Riccardo Zadra e Leonid Margarius, tendo obtido o mestrado em pianoforte pela Imola International Academy sob Stefano Fiuzzi, bem como o doutoramento em Artes Musicais de Prática de Performance Histórica com Malcolm Bilson na Universidade de Cornell. Em abril de 2013 foi nomeada professora de pianos históricos na Musikhochschule em Estugarda, na Alemanha.

Em 2007, recebeu o primeiro prémio e o prémio do público no Concurso Internacional de Pianoforte “Musica Antiqua”, em Bruges. Toca em alguns dos mais importantes Festivais de Música Antiga (Bruges – Van Vlaanderen, Graz – Styriarte, Rovereto – Mozart Festival, Bruxelas – Klaraffestival, Festival Alte Musik Knechtsteden, Boston-Early Music Festival, Kölner Fest für alte Musik, Regensburg – Tage der Alten Musik) e temporadas de concertos (Münster – Erbdrostenhof, Bologna – Accademia Filarmonica, Brescia – Teatro Grande, Firenze – Accademia B. Cristofori, Pádua – Amici della Musica, GOG – Génova, Madrid – Fundação Juan March, Cornell Concert Series, Boston – Tufts University, Zagreb – Cristoforium, Roma – Oratorio del Gonfalone, Viena – Brahms Saal, Lisboa – Noites de Queluz).

Os seus recitais e gravações são transmitidos por importantes emissoras de rádio como: Radio Tre (Itália), Radio Clasica (Espanha), Ö1 e Stephansdom (Áustria), WDR3 e SWR 2 (Alemanha), Klara Radio (Bélgica), WCNY, Nova York .

Stefania Neonato escreveu igualmente artigos e críticas para “Early Music” (Oxford Journals) e “Keyboard Perspectives” (Westfield Center). O seu trabalho de investigação, dedicado à estética do piano na viragem do século XIX, foi apresentado em diversas conferências em todo o mundo.

O repertório de Stefania Neonato vai do Classicismo ao século XX, tendo a sua carreira sido marcada por cinco gravações, a solo e de música de câmara em pianos de época. Tem, igualmente, atividade como pedagoga em seminários internacionais e masterclasses sobre prática de performance e foi jurada nas duas primeiras edições do Concurso Internacional de Pianoforte “G. G. Ferrari”, em Rovereto, Itália (2012, 2016).