Le Concert de l'Hostel Dieu no Palácio de Sintra
Conheça os músicos que apresentam o programa "O Parnaso no feminino" no Palácio Nacional de Sintra, no dia 15 de outubro de 2022, um concerto no âmbito da Temporada de Música 2022 da Parques de Sintra.
![221015 01 Le Parnasse Au Féminin(1)©Florent De Gaudemar](https://www.parquesdesintra.pt/media/tkwjechz/221015_01_le-parnasse-au-féminin-1-florent-de-gaudemar.jpg?width=327&height=184&quality=90&format=webp&rnd=133099653585000000)
Le Concert de l’Hostel Dieu
Desde a sua criação, em 1992, o Concert de L’Hostel Dieu tem-se revelado um nome incontornável da música barroca francesa. Este agrupamento distingue-se por uma interpretação sensível e dinâmica do repertório vocal e instrumental do século XVIII, privilegiando sistematicamente uma abordagem histórica e filológica. Sob a direção de Franck-Emmanuel Comte, este ensemble defende a originalidade e a especificidade do repertório regional, valorizando manuscritos barrocos conservados nas bibliotecas da região de Auvergne-Rhône-Alpes. Realiza, ainda, diversas reproduções e edições de partituras inéditas, enriquecidas pelas ligações privilegiadas que Lyon mantinha com a Itália.
Transpor a riqueza e a diversidade da música barroca para a nossa época é igualmente um dos principais eixos artísticos do Concert de L’Hostel Dieu. Através de colaborações artísticas estimulantes, o ensemble provoca o encontro entre a estética barroca e as culturas e os artistas de múltiplos horizontes. Renovando a forma concertante, as suas criações têm igualmente a vocação de sensibilizar novos públicos provenientes de gerações e de áreas geográficas diferentes. O Concert de L’Hostel Dieu coloca, ainda, no cerne dos seus projetos jovens solistas internacionais, identificados em academias ou grandes concursos europeus de canto, tais como o Concurso Internacional de Canto de Froville.
Os projetos do Concert de L’Hostel Dieu são apoiados pela cidade de Lyon, a Região Auvergne-Rhône-Alpes, a Direção Regional das Atividades Culturais de Auvergne-Rhône-Alpes, o Instituto Francês, o Centro Nacional da Música, a SPEDIDAM (Sociedade francesa de Coleta e Distribuição dos Direitos dos Artistas-Intérpretes) e a Casa da Música Contemporânea.
![221015 03 Franck Emmanuel Comte©Jean Combier](https://www.parquesdesintra.pt/media/rpzntyjr/221015_03_franck-emmanuel-comte-jean-combier.jpg?width=327&height=184&quality=90&format=webp&rnd=133099653581230000)
Franck-Emmanuel Comte - diretor artístico
Maestro especializado na interpretação de repertório barroco e clássico em instrumentos antigos, Franck Emmanuel Comte deseja, acima de tudo, partilhar a sua paixão com o maior número de pessoas. Os seus projetos artísticos são, assim, frequentemente acompanhados por ações de sensibilização e de mediação.
Desde o final dos seus estudos no Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança de Lyon, tem vindo a ocupar posições-chave e a responder a convites de casas de ópera (Nantes, Lyon, Studio Opéra de Paris…) e de orquestras (Orchestres des Pays de Savoie, Ensemble Orchestral Contemporain, Orchestre de l’Université d’Auckland, Collegium Musicum de Riga, Ensemble Arion de Montréal…).
Em 1992 fundou, em Lyon, o Concert de L’Hostel Dieu (CHD), agrupamento instrumental dedicado ao repertório barroco cuja Direção artística ainda assegura. Tem dirigido esta orquestra ao longo dos seus mais de 1.500 concertos e gravado duas dezenas de discos. La Francesina, a sua última gravação, editada por Aparté, foi distinguida como “disco barroco vocal do ano” pelos International Classical Music Awards de 2021.
Regularmente convidado para dirigir nas principais capitais europeias e mundiais (Barcelona, Londres, Moscovo, Riga, Cracóvia, Roma, Bruxelas, Madrid, Calcutá, Chennai, Pequim,…) e no âmbito de numerosos festivais internacionais (Montserrat, Brežice, Girona, Foligno, Wallonia, Nuits de Fourvière, Ambronay, Chaise-Dieu, Peralada, Händel Festpiel de Halle, Bayreuth Baroque Festival, MA Festival Brugges…), Franck-Emmanuel Comte dedica-se ao repertório barroco regional mas também a projetos transversais ou atípicos, como o Ballet Folia, recentemente co-criado com o coreógrafo Mourad Merzouki.
Muito envolvido nos temas da transmissão e da inserção profissional, ensina estética barroca na Universidade Católica de Lyon e preside ao júri do Concurso Internacional de Canto Barroco de Froville, que revela anualmente novos talentos.
Franck-Emmanuel Compte é, por outro lado, Diretor Artístico do Centro Musical Internacional J.-S. Bach de Saint-Donat e do Festival Barroco do Pays du Mont-Blanc.
![221015 02 Saskia Salembier©Maciej Kotlarski](https://www.parquesdesintra.pt/media/sj1ffzpb/221015_02_saskia-salembier-maciej-kotlarski.png?width=327&height=184&quality=90&format=webp&rnd=133099653582970000)
Saskia Salembier - mezzo-soprano
Saskia Salembier estudou violino no Conservatório de Annecy e integrou mais tarde o Conservatório Nacional Superior de Música de Pais, onde estudou violino barroco com François Fernandez. Paralelamente, formou-se em canto barroco no Polo Superior Paris-Boulogne sob a orientação de Howard Crook e de Isabelle Poulenard. Enriqueceu depois a sua abordagem técnica no mestrado em canto lírico da Alta Escola de Música de Geneva com Gilles Cachemaille. O seu gosto pelo repertório barroco levou-a depois a interrogar-se sobre a possibilidade de tornar a sua emissão vocal o mais plástica possível, a fim de poder adaptá-la a estéticas diferentes. Foi com este objetivo que se aperfeiçoou com Rosa Dominguez, na Schola Cantorum de Bâle. Hoje, Saskia Salembier dedica-se a uma carreira dupla como violinista e cantora, na convicção de que estas duas abordagens se enriquecem mutualmente e alimentam o seu imaginário artístico.
Solicitada por numerosos maestros sensíveis à sua personalidade musical dedicada, Saskia Salembier apresenta-se regularmente como solista com Hugo Reyne, Jean Tubéry, Marco Horvat, Franck-Emmanuel Comte e Gabriel Garrido, em França e na Europa
Salembier forjou uma forte relação musical com o cravista e organista Marc Meisel. Este trabalho resultou na criação de uma temporada de concertos mensais na região de Bâle. Daí nasceram igualmente programas com um efetivo mais numeroso com o Ensemble Opalescences. Ao lado de músicos que partilham as suas convicções, questionam as práticas históricas e procuram impregnar-se do espírito da época. Levam igualmente a cabo uma reflexão sobre como estimular a liberdade e o compromisso musical de cada um.
Saskia Salembier aborda com entusiasmo a ópera dos séculos XVII e XVIII. Apresentou-se nos papéis de Poppea, Euridice, Proserpina & Musica (Monteverdi), Medeia (Cavalli), Alceste, Armide (Lully), Proserpina (Charpentier), Sesto, Ruggiero (Haendel), Phedra (Rameau), Colette (Rousseau), Orphée (Gluck), Dorabella, Cherubino (Mozart) e intrerpreta os seus primeiros recitais de ópera com a Orquestra Barroca de Sevilha. A evolução do seu gosto pela arte do teatro levou-a assinar a encenação de várias produções de ópera. Rodeada por uma equipa de criadores, procura a harmonia entra a escultura do palco e o libreto e dedica-se a sublinhar a expressividade da partitura, combinando a releitura pessoal da obra e o respeito pela intenção do compositor.
Da sua discografia destaca-se a sua última gravação, lançada em 2019 com o Ensemble Faenza, dedicado à descoberta da notável recolha de áreas de corte do compositor Charles Dassoucy.
Desde 2012, Saskia Salembier ensina canto lírico e canto barroco no Conservatório de Nanterre. Na sua classe, os estudantes podem finalmente formar-se num curso profissionalizante de canto e linguagens barrocas.
Le Concert de l'Hostel Dieu é apoiado por
- Musique Nouvelle en Liberté
- Centro de Música Barroca de Versailles.