Acesso ao Parque de Monserrate: Alteração temporária de trânsito. Saiba mais /// Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

A 'Amigável' Disputa - Biografia

Aurelia CD 15

AURELIA VIŞOVAN | pianoforte

Aurelia Vişovan é uma pianista, cravista e pianofortista romena aclamada internacionalmente, vencedora da edição de 2019 do Concurso Música Antiga de Bruges (pianoforte).

Tem vindo a apresentar regularmente concertos e recitais tanto em instrumentos históricos, como em piano moderno, em salas como o Großer Saal da Berliner Philharmonie, Elbphilharmonie Hamburg, BOZAR, Auditorio de Zaragoza, Brucknerhaus Linz, Die Glocke Bremen, Casa da Música do Porto, Musikverein Vienna, Romanian Athenaeum em Bucareste, e em festivais como os de Schleswig-Holstein, Mecklenburg-Vorpommern ou Valónia, para citar apenas alguns. Foi solista com a Philharmonisches Kammerorchester Dresden, a Orquestra de Câmara da Rádio Romena, a Orquestra da Juventude Romena, a Orquestra Filarmónica de Seto, a Orquestra Filarmónica do Estado da Transilvânia, Das Sinfonieorchester Berlim, entre outras. Em 2017, interpretou a estreia mundial do recentemente descoberto Concerto para Piano de George Enescu.

Gravou CDs tanto enquanto solista, quanto música de câmara, em instrumentos de época e em piano moderno, para as editoras Ricercar, Berlin Classics, Passacaille, KNS Classical, entre outras.

Aurelia Vişovan foi galardoada com mais de 25 prémios em competições internacionais, entre os quais o 1.º Lugar do Concurso Internacional de Piano de Santa Cecília, no Porto, o Prémio Especial para a melhor interpretação do trabalho comissionado para o Concurso Internacional de Piano Premio Jaén, o 5º Lugar no Concurso Internacional de Piano Takamatsu e o 2º Lugar no Concurso Internacional de Cravo Paola Bernardi, em Bolonha.

Nascida em Sighetu Marmației, na Roménia, Vișovan estudou no seu país natal com Adriana Bera, Monica Chifor e Gerda Türk e formou-se pela Universidade de Música e Artes Performativas de Viena, onde estudou piano com Martin Hughes e cravo com Gordon Murray, tendo sido orientada e inspirada por Robert D. Levin no campo da interpretação historicamente informada.

Aurelia Vişovan é atualmente professora de piano e música de câmara na Universidade de Música de Nuremberga, onde também ensina cravo, pianoforte e baixo contínuo, e professora assistente no departamento de piano da sua Alma Mater, a Universidade de Música e Artes Performativas de Viena. Desenvolve estudos de doutoramento no campo da prática da interpretação historicamente informada na Academia de Música de Cluj-Napoca.