Palácio Nacional de Queluz
O Palácio Nacional de Queluz encanta pela sua imponência e pela exuberância dos seus detalhes arquitetónicos. Intimamente ligado às vivências de três gerações da Família Real portuguesa, e palco de intensas emoções, o palácio reflete a evolução dos gostos e estilos da época, passando pelo barroco, o rococó e o neoclassicismo.
Em seu redor, cenográficos jardins convidam a “passear” pela época em que a corte ali organizava sumptuosas festas e guardam as memórias dos passeios de gôndola no canal, do teatro, das caçadas, dos serões musicais e literários, dos bailes de máscaras, dos jogos e das récitas ao ar livre. Um cenário de sonho, animado por cascatas e por delicados jogos de água.
O Palácio Nacional e Jardins de Queluz podem, a qualquer momento, ser requisitados para funções de Estado. Nessas circunstâncias, os eventos agendados para datas coincidentes poderão ser cancelados.
Conheça os espaços disponíveis para eventos neste monumento:
Sala do Trono
A maior das salas de aparato do palácio destaca-se pela delicada decoração em madeira dourada, pelos numerosos espelhos que refletem a luz que emana dos monumentais lustres e pelas portas-janelas que se abrem diretamente para o jardim.
Capacidade: 200 pax sentados | 230 pax volante
Acessibilidades: Acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Características: Sala com excelente acústica, podendo ser utilizada em conjunto com a Sala da Música (contígua). Acesso direto ao Jardim de Malta.
Sala da Música
Neste espaço, com representação de violinos e outros instrumentos musicais suspensos por fitas e borlas da parte côncava do teto, ocorreram inúmeras serenatas por ocasião dos aniversários reais e outras festas da corte.
Capacidade: 80 pax sentados | 100 pax volante
Acessibilidades: Acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Características: Sala com excelente acústica. Acesso direto ao Jardim de Malta.
Sala dos Embaixadores
João VI escolheu esta sala para audiências e beija-mão: em dias determinados, a nobreza, membros da corte e membros do corpo diplomático eram convocados ao Paço para prestar homenagem ao monarca.
Capacidade: 60 pax sentados | 80 pax volante
Acessibilidades: Acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Características: Acesso direto ao Jardim Pênsil
Escadaria Robillion, Terraços e Jardins
Dos jardins do Palácio, destacam-se o Jardim de Malta e o Jardim Pênsil, decorados com lagos, vasos, urnas e estatuária em mármore. A escadaria Robillion surge imponente, permitindo vislumbrar o Canal dos Azulejos. O Terraço do Pavilhão Robillion permite uma vista sobre os jardins e pomares, para o canal e para a cascata das conchas.
Capacidade: 200 pax sentados | 260 pax volante
Características: Acesso direto do Largo D. Maria I ou a partir das salas do Palácio. Possibilidade de realização de apresentações privadas da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
Sala de Eventos
Sala interior do Pavilhão Robillion, próxima do auditório, da cafetaria e da esplanada, acessível e versátil para diversas tipologias de eventos. Acesso direto a partir do exterior pelo Túnel.
Capacidade: 80 pax sentados | 100 pax volante
Acessibilidades: Acesso por escada.
Características: Espaço adequado para animação sonora.
Auditório
Excelente localização, contíguo à esplanada e à Sala de Eventos e com acesso direto ao exterior e aos jardins, e completo equipamento técnico, fazem deste auditório a escolha ideal para um evento corporativo.
Capacidade: 80 pax sentados
Acessibilidades: Acessível a pessoas com mobilidade reduzida
Características: Acesso direto aos jardins, esplanada, sala de eventos e cafetaria