Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Aplicação Zoomguide: inteligência artificial dá a conhecer todos os objetos expostos no Palácio Nacional de Sintra

28 mar. 2024

A aplicação Zoomguide, que recorre à inteligência artificial para disponibilizar informação sobre os objetos expostos no Palácio Nacional de Sintra de forma inovadora, foi alargada a todo o percurso expositivo. Na primeira fase da implementação do projeto, iniciada em julho de 2022, apenas o núcleo dedicado ao tema da Política − que inclui a Sala Manuelina e os Aposentos de D. Maria Pia − contou com esta ferramenta digital. Agora, a aplicação passa a abranger os 10 núcleos que compõem a visita ao monumento, permitindo conhecer com mais detalhe a sua coleção, num total de 153 objetos e elementos arquitetónicos.

 

Utilizada como complemento à visita presencial, a aplicação Zoomguide é gratuita e apenas requer que o visitante tenha um smartphone, através do qual deverá aceder a www.zoomguide.app. Depois, basta apontar para um objeto e aceder aos respetivos conteúdos, integralmente desenvolvidos pelos investigadores e conservadores da Parques de Sintra. Ao longo do percurso, há sinalética específica que promove e auxilia a utilização da aplicação.

 

A Parques de Sintra continua, desta forma, a apostar na diversificação de recursos digitais que coloca ao dispor de quem visita o vasto património sob a sua gestão, estando a preparar o lançamento desta ferramenta digital no Palácio Nacional de Queluz. A aplicação Zoomguide foi desenvolvida e implementada a partir do programa Check-in, iniciativa da Nova SBE | Haddad Entrepreneurship Institute que dinamiza a inovação na área do turismo, contando com o apoio do Turismo de Portugal.

 

O projeto insere-se no âmbito da Agenda Mobilizadora “ATT - ACELERAR E TRANSFORMAR O TURISMO”, da qual a Parques de Sintra – Monte da Lua SA é entidade parceira, apoiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU (mais informação em: www.recuperarportugal.gov.pt).

Zoomguide Site
Logos Site