Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Visita virtual 360º ao Palácio Nacional de Sintra já está disponível em Língua Gestual Portuguesa

24 set. 2021

A Parques de Sintra assinala o Dia Nacional do Surdo, 24 de setembro, com uma novidade na Visita 360º ao Palácio Nacional de Sintra, que, a partir de agora, passa a estar disponível também em Língua Gestual Portuguesa, permitindo que os visitantes surdos acedam à informação de forma mais imediata, precisa e abrangente. Com o objetivo de alcançar uma grande diversidade de públicos, a aplicação já contemplava desde o seu lançamento descrições em texto e em áudio, agora complementadas com conteúdos em Língua Gestual Portuguesa. Esta recorre à tradução cultural de termos inexistentes no léxico da Comunidade Surda para obter, dessa forma, uma mensagem mais exata.


Para o desenvolvimento desta nova valência da aplicação, a Parques de Sintra contou com o apoio da Associação Portuguesa de Surdos. Pedro Mourão, que preside a esta associação, realça as vantagens desta funcionalidade: “A Língua Gestual Portuguesa, enquanto língua visual e rica em expressões corporais, é uma excelente forma de reviver a história do passado para qualquer pessoa que deseje uma narrativa visual, além de ser o meio de comunicação preferido pela Comunidade Surda. Com texto, com som e com uma tradução cultural para a língua gestual, todos podem desfrutar da História e do património português!”

Visita 360 PNS LGP