Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Reveladas as imagens vencedoras do Concurso de Fotografia “Em cada canto um encanto”

22 dez. 2020

As fotografias vencedoras do Concurso de Fotografia 2020 da Parques de Sintra, “Em cada canto um encanto”, já foram divulgadas. A vitória na Categoria Mistério coube a Pedro Miguel Rodrigues, com uma fotografia do Parque da Pena. Na Categoria Herança, venceu uma fotografia do Convento dos Capuchos, da autoria de Andreia Almeida. A fotografia do Palácio Nacional da Pena de Mário Matos Rosa foi a eleita na Categoria Sentimentos. Rui Pedro foi o vencedor da Categoria Portefólio, com fotografias dos Palácios Nacionais da Pena e de Queluz e do Palácio de Monserrate, subordinadas ao tema Mistério.

O júri deste concurso, que contou com a colaboração dos jurados EMIGUS e Lisboa Secreta, atribuiu prémios no valor de 300€, aos vencedores das categorias Herança, Mistério e Sentimentos, e no valor de 500€, ao vencedor da categoria Portefólio. Os prémios incluem passes anuais duplos para os parques e monumentos abrangidos pelo concurso, bem como a participação em experiências promovidas pela Parques de Sintra.


Foram também atribuídas cinco menções honrosas, premiadas com passes anuais individuais. Os distinguidos são: João Coutinho, menção honrosa na Categoria Herança, com uma fotografia do Palácio da Pena, e menção honrosa na Categoria Portefólio, com fotografias do Parque da Pena, do Chalet da Condessa d’Edla e do Parque de Monserrate, subordinadas ao tema Sentimentos; Paulo Solipa, menção honrosa na Categoria Mistério, com uma fotografia do Palácio Nacional da Pena; Rui Fonseca, menção honrosa na Categoria Mistério, com uma fotografia do Palácio de Monserrate; e João Martins, menção honrosa na Categoria Sentimentos, com uma fotografia do Parque de Monserrate.


Lançado a 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, o Concurso de Fotografia 2020 da Parques de Sintra, “Em cada canto um encanto”, desafiou fotógrafos profissionais e amadores a recolher e a partilhar novos olhares sobre os parques e monumentos geridos pela empresa, imagens que espelhassem as emoções vividas neste património ímpar. Em resposta a este repto, foram submetidas a concurso cerca de 250 fotografias, tendo alguns candidatos optado por realizar os seus trabalhos recorrendo ao programa “Visitas em Exclusivo”, tirando partido desta experiência única para potenciar a sua inspiração.

Concurso Fotografia