Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Ordem dos Engenheiros distingue gestão florestal da Parques de Sintra

29 nov. 2021

No âmbito das comemorações dos 85 anos da Ordem dos Engenheiros (OE), que decorreu no passado dia 27 de novembro, a Parques de Sintra foi galardoada com o Troféu de Engenharia OE, atribuído pelo Colégio de Engenharia Florestal, pela relevância do seu trabalho florestal na Serra de Sintra ao longo das últimas décadas. Na gala de entrega dos prémios, a empresa foi representada pelo Eng.º Nuno Oliveira, Diretor Técnico para o Património Natural.

 

No âmbito da sua missão, a Parques de Sintra assegura a administração integrada de um importante conjunto patrimonial localizado na área classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural de Sintra, que, para além do património construído e dos jardins históricos, engloba cerca de 1.000 hectares de áreas florestais. Numa paisagem cujo valor intrínseco é o da floresta, a implementação de boas práticas de gestão florestal é determinante para a proteção da zona classificada. Assim, a gestão das áreas florestais pela Parques de Sintra, certificada pelo FSC® (FSC-C128797) desde 2016, obedece a rigorosos critérios de sustentabilidade. Nas zonas sob sua gestão, a empresa promove arborizações com espécies nativas, o controle de espécies invasoras lenhosas e o controle regular de combustível. Paralelamente, investe no conhecimento destas áreas, através de estudos sistemáticos sobre os habitats, a fauna e a flora, o que tem sido determinante para apoiar as diversas operações florestais no terreno. Propriedades que, ao longo de largas décadas, não foram objeto de uma gestão eficiente, encontram-se, hoje, efetivamente cuidadas, com os ecossistemas mais robustos e melhor preparados para resistir às agressões e aos efeitos das alterações climáticas. Um trabalho de décadas agora prestigiado com este prémio atribuído pela OE.

 

Os 12 Troféus OE, um por cada especialidade, visam distinguir os melhores projetos, obras ou personalidades da engenharia nacional. Cabe aos Conselhos Nacionais de Colégio de cada especialidade selecionar os vencedores.

02 Trofeu OE Gestao Florestal PSML Creditosoe