Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Ações de manutenção em curso no interior da cúpula central do Palácio de Monserrate

11 nov. 2022

No âmbito da estratégia de conservação e valorização do Palácio de Monserrate, e de acordo com o seu plano de gestão patrimonial, decorrem no interior da cúpula central do edifício ações de manutenção preventiva. Para tal, foi necessário montar sobre a fonte do átrio central uma estrutura de torre de andaime, com cerca de 14 metros de altura.

 

Os trabalhos em curso, que consistem na limpeza por aspiração e por via húmida, no caso de sujidades mais aderentes, visam salvaguardar o importante revestimento em estuque, que requer ações de rotina de manutenção e conservação, a par de ações de inspeção que permitem avaliar e monitorizar continuamente o estado destes elementos.

 

No tempo em que Monserrate era propriedade da Família Cook, havia o hábito de cobrir a cúpula central do Palácio com tecidos translúcidos coloridos para conferir diferentes tonalidades à luz natural no interior, algo que a Parques de Sintra recria na atualidade. Nesta intervenção, está prevista, igualmente, a limpeza do extradorso da cúpula com estrutura em madeira, bem como a substituição dos tecidos, mantendo o tom avermelhado. 

 

Como habitualmente, garantidas as devidas condições de segurança de trabalhadores e de visitantes, os trabalhos decorrem a par da visitação, de acordo com a política “Aberto para obras” da Parques de Sintra. Prevê-se que a intervenção esteja concluída até 18 de novembro.

Interv Cupula Central Mons Int PSML Jose Marques Silva