Palácio da Pena: visita apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso

Chalet da Condessa d’Edla objeto de trabalhos de conservação

15-11-2022

 

Até ao fim de novembro, decorrem ações de conservação no interior do Chalet da Condessa d’Edla, com especial incidência nos revestimentos do vestíbulo de entrada e da Sala de Jantar.  Os trabalhos consistem, essencialmente, no controlo de colonização biológica, na revisão de elementos decorativos em vias de destacamento, na colmatação de pequenas lacunas e fissuras em pintura decorativa e na revisão de caixilharias.

 

Nos monumentos geridos pela Parques de Sintra, a manutenção programada e sistemática permite prolongar a integridade do património, evitando perdas patrimoniais e assegurando uma maior sustentabilidade económica das intervenções. Assim, as ações em curso no Chalet da Condessa d’Edla integram as rotinas de manutenção do património edificado e integrado, que são adaptadas às características de cada espaço e às suas necessidades de conservação.

 

Sempre que possível, as intervenções são efetuadas sem fechar os espaços, de acordo com a política “Aberto para obras” da Parques de Sintra. A medida, de cariz pedagógico, permite o diálogo entre os visitantes e os técnicos envolvidos, estimulando um maior conhecimento sobre a complexidade do trabalho de conservação do património e o investimento humano e financeiro que requer.

Trabalhos Conservacao Chalet PSML Jose Marques Silva