Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Escola de verão traz historiadores internacionais aos Palácios Nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena

28 fev. 2024

No próximo verão, a Parques de Sintra participa numa iniciativa inédita. Entre 2 e 6 de setembro, os Palácios Nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena acolhem a Sintra Summer School, subordinada ao tema “As Mulheres nas Residências de Corte Ibéricas: Espaço, Poder e Lazer (séculos XV-XVIII)”. O curso reunirá especialistas em história da realeza e das cortes e será realizado em parceria com a Fundación Carlos de Amberes, a Universidad Autónoma de Madrid, a Universidad Complutense de Madrid, a Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madrid, a Universidade de Lisboa e a Universitat de Barcelona.

 

Nas últimas décadas, os estudos sobre as cortes e as rainhas têm sido objeto de uma atenção crescente por parte da historiografia. Os seus contributos são o ponto de partida para esta escola de verão, à qual se associam seis projetos internacionais de investigação na área. A Sintra Summer School será uma experiência única, que permitirá desenvolver conhecimentos e discutir os papéis e as experiências das mulheres nas cortes e nos palácios tanto de Espanha como de Portugal. As políticas da corte, as políticas de género e as rainhas no contexto ibérico serão temas a analisar pelos conceituados historiadores nacionais e internacionais que marcarão presença nas variadas sessões que compõem o programa.

 

O curso inclui, ainda, visitas técnicas aos Palácios Nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena, bem como a antigos conventos femininos de Lisboa, locais fundamentais para a educação da nobreza e para o cumprimento de atos de devoção por parte da realeza.

 

Desde a sua fundação, a Parques de Sintra, no âmbito da sua missão, tem apostado em parcerias com diversas instituições de ensino nacionais e estrangeiras, investigando, produzindo e disseminando conhecimento sobre o património que tem ao seu cuidado. A primeira edição da escola de verão será mais uma oportunidade para prosseguir este trabalho.

 

A Sintra Summer School destina-se a estudantes de licenciatura, de mestrado e de doutoramento em história, história da arte, museologia e património; profissionais da área do património e dos museus; e ao público em geral com um interesse específico pelo tema. Tratando-se de curso internacional, a língua de trabalho será o inglês. As candidaturas às 30 vagas disponíveis decorrem até 31 de março e devem ser formalizadas no site da Parques de Sintra ou através do email [email protected]. Requerem a submissão do formulário de inscrição devidamente preenchido, CV e carta de motivação.

SSS24 Image Site