11-14 out (da parte da tarde): acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba maisPalácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso.  Saiba mais

Visitas temáticas inéditas desvendam novidades nos Palácios Nacionais de Queluz e de Sintra

08 mai. 2023

No Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, a Parques de Sintra dedica duas visitas temáticas inéditas aos que gostam de ser os primeiros a conhecer as novidades nos Palácios Nacionais de Queluz e de Sintra, onde a investigação constante conduz a novas descobertas e origina novas abordagens museográficas.

 

No Palácio Nacional de Queluz, um projeto museográfico em curso vai fazer renascer o oratório de D. João VI. Durante a visita “Devoção Real: o oratório de D. João VI no Palácio Nacional de Queluz”, agendada para as 10h30, Hugo Xavier, conservador do Palácio, explica como o estudo dos inventários da época está a permitir a reconstituição deste espaço de oração fundamental para conhecer os hábitos da Família Real. Algumas valiosas peças que vão regressar ao seu local original, como uma estatueta de São Pedro oferecida ao rei D. João VI pelo Papa Pio VII e pinturas de Domingos Sequeira, Jean-Baptiste Debret e Arnaud Pallière, foram já restauradas. Os participantes nesta visita poderão aceder às reservas do Palácio para conhecer, em primeira mão, o resultado desses trabalhos de restauro.

PNQ755 Desconhecido 3394

No Palácio Nacional de Sintra, às 15h00, decorre a visita “Retrato de jovem nobre, cavaleiro da Ordem de Calatrava: novas pinceladas de investigação”, conduzida pelo conservador Fernando Montesinos, que vai revelar dados inéditos sobre um dos mais enigmáticos retratos de corte que integram a coleção do monumento. Em 2017, uma monografia editada pela Parques de Sintra respondeu a muitas das interrogações geradas até então à volta da pintura, mas, agora, há novas informações acerca da identificação da personagem representada e da pertença da pintura a uma das pinacotecas mais importantes da aristocracia cortesã da primeira metade do século XVII. Assim, impõe-se uma questão: será necessário proceder a novos "repintes" na interpretação deste retrato?

Retrato PNS3647

As visitas temáticas integradas na comemoração do Dia Internacional dos Museus são limitadas a 15 participantes e têm a duração aproximada de uma hora e meia. Os bilhetes vendem-se exclusivamente online no site da Parques de Sintra e custam 10€ para adultos e 8,5€ para jovens (6-17 anos) e séniores (>65 anos).