Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra vence prémio APOM na categoria “Transporte de Património”

04 nov. 2021

Na cerimónia anual dos Prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia), que decorreu no passado dia 29 de outubro, no Museu de Marinha, em Lisboa, a Parques de Sintra foi distinguida na categoria “Transporte de Património”, pelo transporte do bufete da Sala dos Brasões do Palácio Nacional de Sintra para a Sala do Capítulo da Casa do Cabido da Sé do Porto. A representar a Parques de Sintra esteve Joana Amaral, responsável pela conservação preventiva e reservas dos Palácios Nacionais sob gestão da empresa, que coordenou o projeto premiado. O Museu Marítimo de Sesimbra também foi distinguido nesta categoria.

 

Encomendada para a Sala do Capítulo da Casa do Cabido da Sé do Porto, esta imponente peça de mobiliário setecentista passou para a propriedade do Estado Português na sequência da extinção das ordens religiosas em 1834. Num leilão de 1911, foi comprada por um particular, sendo mais tarde readquirida pelo Estado e integrada, em 1935, no acervo do Palácio Nacional de Sintra, onde permaneceu em exposição na Sala dos Brasões. O transporte do bufete do Palácio Nacional de Sintra para a Casa do Cabido da Sé do Porto, concretizado em 2020, permitiu a devolução desta peça ao seu local de origem, encerrando um processo de transferência iniciado na década de 1990.

 

Devido às grandes dimensões e ao peso da peça, a realização deste transporte constituiu uma operação logística complexa e implicou uma intervenção cuidadosa em ambos os monumentos, com vários intervenientes. Todo o processo foi coordenado e acompanhado pela Parques de Sintra, que assegurou o correto manuseamento, transporte e montagem do bufete, de forma a salvaguardar o seu bom estado de conservação. Este projeto foi agora distinguido pela APOM, cujos prémios atribuídos anualmente visam galardoar exemplos de boas práticas em diversas áreas da museologia.

Bufete Sala Dos Brasoes Creditos PSML Luis Duarte